MEMÓRIAS

Produzido em parceria com a revista Darcy, conteúdo reúne relatos de quem conheceu de perto o educador e está disponível no YouTube

 

Confira acima depoimento do médico Geniberto Campos para série 

 

Uma figura amorosa, humilde, com imensa generosidade e capacidade de escutar o outro. Um homem de diálogo, que deixou ensinamentos para além do campo da educação, pelos princípios da liberdade, da emancipação e da consciência política. Assim é descrito Paulo Freire, um dos mais prestigiados educadores no Brasil e no mundo, por quem foi de sua convivência e por aqueles que foram transformados por suas ideias. Relatos sobre a vida do patrono da educação brasileira estão presentes na série Memórias sobre Paulo Freire, produzida pela UnBTV em parceria com a revista Darcy.

 

Em seis episódios, disponíveis no canal da televisão universitária no YouTube, pesquisadores e profissionais que presenciaram momentos importantes da trajetória de Freire resgatam sua personalidade, história e obra. O mosaico de recordações é constituído por depoimentos do médico Geniberto Campos; da professora aposentada da Faculdade de Educação da UnB Maria Luiza Pinho; da professora e cidadã honorária de Brasília Maria Madalena Tôrres; do educador e biógrafo de Paulo Freire, Sérgio Haddad; da professora emérita da USP Lisete Arelaro; e do professor emérito da UnB Venício Lima.

 

Responsável pela produção e roteiro da série, a jornalista da UnBTV Cleisyane Quintino comenta que as entrevistas trazem à tona a dimensão prática do pensamento freiriano. “A ideia da série a partir de depoimentos é apresentar Paulo Freire de uma maneira mais próxima, tentar entender as ideias dele a partir de vivências do cotidiano. Por isso, buscamos pessoas que tinham conhecido Paulo Freire de perto”, explica.

 

Neste mergulho histórico, evidenciam-se, em ordem cronológica, fatos relevantes da trajetória do educador, como a experiência de alfabetização de jovens e adultos com seu método em Angicos, cidade do interior do Rio Grande do Norte. Apesar de ter resultado na prisão ou no exílio de quase todos os envolvidos, como aponta Geniberto Campos em seu depoimento, a iniciativa ecoou Brasil afora, inclusive no Distrito Federal, onde foi criado, há 32 anos, o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre).

 

A instituição, nascida de parceria com a Universidade de Brasília, espelha-se nas concepções freirianas para promover a alfabetização de jovens e adultos. “Com Paulo Freire, a gente aprende o processo da autonomia, da liberdade, da comunicação, da ética, da estética. Então, a gente vai longe nesses princípios freirianos, no processo das descobertas”, declara Maria Madalena Tôrres, presidente do Ceprafe, em entrevista para a série.

 

Ganham destaque, ainda, o impacto da obra mais conhecidas de Freire – Pedagogia do oprimido –, o exílio depois da prisão, durante o regime militar, por suas ideias revolucionárias no campo da educação – momento em que ele reaprende sobre o Brasil –, e a passagem e o reconhecimento alcançado no Chile, nos Estados Unidos e em países da Europa e África. A breve experiência na gestão pública como secretário de Educação da cidade de São Paulo, de 1989 a 1991, e a perseguição política que sofreu mesmo após sua morte também são relembradas.

 

Para Cleisyane Quintino, ao resgatar estas memórias, a série demonstra o quanto as ideias de Paulo Freire permanecem marcantes. “Pelas entrevistas, deu para perceber que o educador segue atual porque ele não buscava dar respostas prontas para os problemas da sociedade. Ele buscava primeiramente conhecer o meio e depois apontar soluções coletivas.”

 

DARCY 26 – O conteúdo da série Memórias sobre Paulo Freire dialoga com a recém-lançada edição 26 da revista Darcy, que homenageia o educador por seu centenário. A publicação aprofunda, em três reportagens, em sua vida e seu legado, e aponta a repercussão das concepções freirianas em iniciativas desenvolvidas na UnB. O número revisita, ainda, o processo de alfabetização em Angicos, em fotografias da época e ilustrações utilizadas como parte da experiência, além de detalhar seu método pedagógico.

 

>> O legado de Paulo Freire pulsa nas páginas da revista Darcy

 

“Juntas, a série e a revista buscam nos aproximar do pensamento de Paulo Freire e nos ajudam a entender quem foi esse homem, por que ele é uma referência mundial na educação e por que é alvo de perseguições políticas até hoje”, sintetiza Cleisyane Quintino.

 

A edição 26 da Darcy pode ser acessada pelo site da revista: www.revistadarcy.unb.br.

 

Leia também:

>> UnB encerra dívida de 13 anos com o meio ambiente

>> Reitora e secretário de Saúde reúnem-se para tratar sobre a instalação de UBS no campus Darcy Ribeiro

>> UnB está entre as dez instituições públicas com mais graduações cinco estrelas em ranking nacional

>> Cepe aprova resolução sobre oferta de disciplinas presenciais

>> UnB discute metas para plano de sustentabilidade em evento on-line

>> UnB promove Consulta à Comunidade Acadêmica até 31 de dezembro

>> Professor do Instituto de Química recebe prêmio nacional por destaque em inovação

>> Reitora recebe visita de novo embaixador da Coreia do Sul

>> UnB sedia IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar 

>> Reitoria lamenta morte do professor Geraldo Brindeiro

>> CAD discute minuta sobre retorno ao trabalho presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.