SUSTENTABILIDADE

Universidade destinou área da Fazenda Água Limpa para preservação permanente e compensou desmatamento provocado por obras nos campi

Quase 25% dos aproximadamente 4.340 hectares da Fazenda Água Limpa agora são área de Reserva Legal. Foto: Divulgação FAL

 

A Universidade de Brasília (UnB) recebeu do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do Governo do Distrito Federal, atestado de compensação florestal. Isso significa que o desmatamento provocado pelas construções dos campi de Planaltina, Gama e Ceilândia, além de obras no campus Darcy Ribeiro, foram devidamente quitados pela Universidade. A UnB propôs a preservação de mais de 18 hectares de remanescentes da vegetação nativa da Fazenda Água Limpa (FAL) como Reserva Legal Adicional.

“Sinto uma enorme alegria em estar na condução da UnB perto dos seus 60 anos e pagar essa dívida com o meio ambiente decorrente da implantação dos campi”, comemora a reitora Márcia Abrahão, que foi decana de Ensino de Graduação e coordenou a expansão da Universidade à época das construções. A compensação florestal é uma forma de gestão do meio ambiente que procura reduzir os impactos da remoção de uma vegetação de um determinado lugar.

“Os 18 hectares são uma área pequena em termos do total da reserva legal, mas de enorme significado para o meio ambiente em função do pagamento do passivo florestal devido à expansão da UnB", explica o secretário de Meio Ambiente da UnB, Pedro Zuchi. "Além dos efeitos positivos que a implantação dos campi trouxe para a sociedade brasileira, a questão do passivo florestal foi equacionada, resguardando o compromisso da UnB com os princípios da sustentabilidade.”  

O pagamento da compensação florestal exigiu a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Fazenda Água Limpa, que criou a Reserva Legal em quase 25% da área da FAL. Essa é a quantidade de área destinada para a Reserva Legal Adicional, as Áreas de Preservação Permanente (APP) e para a Reserva Legal, atendendo o Código Florestal. Somada às unidades de conservação já existentes, Capetinga e Taquara, a FAL possui mais de 70% de áreas protegidas. A Fazenda possui uma área de aproximadamente 4.340 hectares.

O diretor da FAL, Reginaldo Pereira, explica que a área preservada ainda está destinada para atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. “Continuam os estudos de manejo de fauna, manejo de vegetação, quantificação de estoque de carbono em ambientes de Cerrado, monitoramento de regime de água e estudo de solos”, exemplificou.

Na FAL, diversas unidades da UnB desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de zootecnia (com animais de todos os portes), fitotecnia, manejo florestal, clima, irrigação, drenagem, flora e fauna silvestres, farmácia, educação ambiental, entre outras.

 

...

 

Leia também:

>> Reitora e secretário de Saúde reúnem-se para tratar sobre a instalação de UBS no campus Darcy Ribeiro

>> UnB está entre as dez instituições públicas com mais graduações cinco estrelas em ranking nacional

>> Cepe aprova resolução sobre oferta de disciplinas presenciais

>> UnB discute metas para plano de sustentabilidade em evento on-line

>> UnB promove Consulta à Comunidade Acadêmica até 31 de dezembro

>> Professor do Instituto de Química recebe prêmio nacional por destaque em inovação

>> Reitora recebe visita de novo embaixador da Coreia do Sul

>> UnB sedia IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar 

>> Reitoria lamenta morte do professor Geraldo Brindeiro

>> CAD discute minuta sobre retorno ao trabalho presencial

>> Trabalhando para uma Universidade melhor

>> Divulgado o resultado da terceira etapa do PAS

>> Reitoria discute retorno ao trabalho presencial com ADUnB e Sintfub

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.