INFRAESTRUTURA

A expectativa é ter uma Unidade Básica de Saúde referência em práticas integrativas do Sistema Único de Saúde na UnB

Planejada para ser abrigada no campus Darcy Ribeiro (foto), UBS irá aliar serviço, ensino, pesquisa e extensão. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Professores da Universidade de Brasília (UnB) e técnicos da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal (SES/GDF) trabalham há quase dois anos na elaboração de um projeto para instalar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no campus Darcy Ribeiro. Na última quarta-feira (3), a reitora Márcia Abrahão reuniu-se com o secretário de Saúde do GDF, general Manoel Pafiadache, para avançar na implementação do plano conjunto.

“Fico muito feliz em poder aproximar mais ainda a Universidade do SUS [Sistema Único de Saúde]. O campus de Ceilândia é exclusivo para a área de saúde, e nossos estudantes já realizam a prática com a Secretaria de Saúde e em nosso Hospital Universitário”, contou a reitora.

Pafiadache irá apresentar ao governador do DF, Ibaneis Rocha, os detalhes do projeto, que pretende ser uma UBS escola. “Entendo que vamos construir algo com potencial de melhorar o que já temos, será um laboratório de ensino. É uma grande oportunidade de estar próximo da UnB. Vamos dar celeridade e agora está na minha agenda prioritária”, garantiu o secretário.

As tratativas para instalar a UBS escola na UnB iniciaram em 2019 e são conduzidas pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC/UnB). A diretora de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC/UnB), Larissa Polejack, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, e o assessor para Assuntos Estratégicos da Reitoria, Benny Schvarsberg, participaram da reunião. “Ter uma unidade básica de saúde escola possibilita inovar em ensino, atendimento e tecnologias, além de potencializar a formação dos nossos estudantes”, disse o decano.

Larissa Polejack lembrou que o objetivo é fortalecer o SUS, ampliar a cobertura na Asa Norte e aliar serviço, ensino, pesquisa e extensão. “Não pensamos somente na comunidade universitária, que certamente será beneficiada, mas em ampliar o acesso, em especial, à população em situação de rua que vive nos arredores do campus.”

A ideia é construir um espaço de assistência, com gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde, que seja voltado para o ensino, a prática das residências e as práticas inovadoras para o SUS. Além disso, as práticas integrativas, como aromoterapia, homeopatia e terapia comunitária serão oferecidas. A intenção é ser uma unidade de referência nessas práticas e ter uma academia da saúde, de acordo com os princípios da universidade promotora da saúde.

“Temos a possibilidade de reunir docentes de diferentes áreas e isso é um diferencial. Nosso desejo é que essa UBS possa ser modelo de arquitetura, de processos inovadores e de relação com a comunidade. Existe um lugar para pensarmos grande”, disse o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Moreira.