PESQUISA

Por meio de questionário on-line, estudantes, técnicos e docentes podem avaliar e opinar sobre mudanças no funcionamento da instituição

Podem participar da consulta estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e professores. Cada segmento conta com questionário próprio. Foto: Isa Lima/Secom UnB

Estudantes, técnicos e professores podem responder, até 31 de dezembro, questionário para avaliar e sugerir mudanças na Universidade de Brasília (UnB). Por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a instituição promove a Consulta à Comunidade Acadêmica 2021 a fim de medir o grau de satisfação quanto a aspectos, como serviços acadêmicos e administrativos, infraestrutura, segurança e políticas de gestão.

“A Consulta à Comunidade Acadêmica é uma ação da CPA, em parceria com a DAI/DPO [Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional], que tem como objetivo saber a opinião dos alunos e servidores em diversos pontos relacionados à autoavaliação da Universidade”, destaca Guilherme Viana, diretor de Avaliação e Informações Gerenciais da UnB.

São três questionários disponíveis: para discentesdocentes e técnicos. Há perguntas comuns aos três, além de questionamentos adicionais dependendo do respondente. Viana ressalta que querem saber dos alunos a opinião sobre assistência estudantil e a aplicabilidade do que estão aprendendo. Para técnicos administrativos e docentes, uma questão nova diz respeito ao conhecimento e à participação em discussões sobre os indicadores de qualidade da educação superior.

A presidente da CPA, Andrea Cabello, conta que a consulta se baseia nos cinco eixos de avaliação institucional pelos quais a UnB é avaliada frente ao Ministério da Educação (MEC), que são “autoavaliação, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura”.

ORIENTAR DECISÕES – “Especialmente por estarmos neste período de ensino remoto emergencial, devido à pandemia, acredito ser de extrema importância a participação de todos os atores que fazem a Universidade funcionar, pois este momento trouxe novas percepções e novas dificuldades ao nosso cotidiano e em nossa relação com a Universidade”, ressalta Viana.

“Uma maior taxa de resposta valida as percepções e permite tanto que os cursos quanto que a administração central tomem melhores decisões considerando a visão dos membros da comunidade”, acrescenta a presidente da CPA. Cabello lembra que as respostas servem de insumos para melhorar os cursos da UnB e para a tomada de decisão como um todo pelos gestores da instituição.

A consulta anual faz parte do processo de autoavaliação institucional, e os resultados constam no Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI). De acordo com a legislação vigente, o relatório produzido pela instituição deve ser entregue ao MEC até o fim de março. Portanto, a divulgação dos resultados deve ocorrer em março de 2022.

A segurança e o anonimato das informações prestadas ficam garantidos. Segundo o diretor de Avaliação e Informações Gerenciais da Universidade, o requisito é cumprido ao não ser requerida a prestação de informações sensíveis e pelo fato de os dados serem tratados internamente pela equipe da DAI e a divulgação dos resultados dar-se de forma agregada.

MUDANÇAS VIABILIZADAS – Em 2020, a Consulta à Comunidade Acadêmica registrou mais de 5,3 mil respostas, sendo 3.101 de discentes, 1.222 de docentes e 1.023 de técnicos administrativos. Em 2021, a unidade tem agido para superar os números garantidos no ano anterior. “Esperamos, com essas ações de sensibilização, que mais pessoas respondam à pesquisa, pois isso melhoraria ainda mais a qualidade dos resultados e garantiria que mais pessoas tivessem sua opinião sobre a UnB divulgada e trabalhada”, lembra Viana.

O diretor ressalta que sempre são abordados os investimentos em pesquisa e a Universidade tem agido sobre os problemas no limite de sua capacidade e do contexto de restrição orçamentária. “A Universidade tem lançado editais para estimular a publicação dos docentes e dos técnicos. Além disso, recentemente foi lançado edital para subsidiar novas bolsas para ingresso de mestrandos e doutorandos na UnB, o que mostra o olhar atento da gestão a essas questões”, afirma. Todas as mudanças são relatadas no Plano de Melhorias, que é publicado no RAAI.

>> Acesse os questionários:

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.