
Por meio de questionário anônimo on-line, a Consulta à Comunidade Acadêmica 2024 está disponível até 31 de março para escutar as pessoas que integram a Universidade de Brasília. São 20 perguntas para discentes, 25 para docentes e 21 para técnicos administrativos, e que procuram saber como esses segmentos avaliam infraestrutura, programas de auxílio estudantil, gestão, segurança e comunicação da UnB.
O decano de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Sérgio Nazaré, ressalta a importância da participação nos questionários: “A principal contribuição que essa pesquisa traz para a Universidade é a percepção pela comunidade do que está acontecendo com a gestão, com os planos e com a estrutura da Universidade”.
Todo ano a Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI) do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) realiza a consulta e os dados coletados são utilizados no Relatório de Autoavaliação Institucional feito pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), disponível em Avaliação UnB e CPA. A partir disso, há orientação de planejamento com base nas respostas.
Uma melhoria feita a partir da consulta foi o investimento em câmeras de segurança. Após as respostas da pesquisa, notou-se a necessidade em reforçar as ações de segurança. “Cada período que passa, a gente vê a UnB mais preocupada em não só aumentar a quantidade, como aumentar a qualidade das gravações. O orçamento de 2025, por exemplo, está sofrendo influência desta demanda”, afirma Nazaré.
Em relação à pesquisa anterior, os indicadores de qualidade de educação ganharam notoriedade. Segundo o decano, o objetivo é avaliar a percepção interna acerca de avaliações externas, como indicadores do Ministério da Educação (MEC).
estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.