EXCELÊNCIA

Gestão institucional incentiva o preenchimento de formulário para coleta de dados que diagnostiquem e possibilitem melhorias na autoavaliação, resultando em avanços nos indicadores acadêmicos

Questionário de consulta às unidades acadêmicas é mais uma ferramenta administrativa para ajudar a UnB a ofertar com ainda mais excelência aquilo o que faz de melhor: ensino, pesquisa e extensão. Foto: Isa Lima/Secom UnB

Com o objetivo de conhecer como as unidades acadêmicas da Universidade colhem e utilizam os dados de autoavaliação, o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), por meio da Coordenadoria de Avaliação Institucional da Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (CAI/DAI/DPO), desenvolveu um questionário para as unidades acadêmicas responderem.

Será realizada uma consulta anual com questões destinadas a serem discutidas nos respectivos conselhos das unidades. O resultado pretende refletir sobre os critérios analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e outros órgãos avaliadores no processo de autoavaliação de cada unidade.

“A intenção é conhecer como as unidades acadêmicas utilizam os dados de autoavaliação, disponibilizados pela gestão superior, e os resultados das avaliações externas no planejamento de suas ações, além de identificar a aderência dessas ações com o planejamento da própria Universidade”, explica o professor Delano Moody, coordenador da CAI/DAI/DPO.

O questionário foi reestruturado recentemente e trata de pontos como o planejamento da unidade, a participação do corpo acadêmico (discentes, docentes e técnicos administrativos) nas decisões; o monitoramento, realização de ações de políticas institucionais e quem realiza esse acompanhamento; atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE); e questiona ocorrências disciplinares como as matérias com lista de espera, absência e acompanhamento de egressos, entre outros pontos.

Página administrada pelo DPO apresenta o contexto das avaliações institucionais às quais a UnB é submetida. Arte: Reprodução

As mudanças foram realizadas tendo em vista a pontualidade e periodicidade dos dados coletados, além da assertividade do resultado. “Esperamos um mapeamento das ações relacionadas à melhoria da qualidade acadêmica em todas as unidades”, completa o docente.

Cada unidade deverá responder somente um questionário, considerando todos os seus cursos, enviado via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e disponibilizado no GoogleForms. Os resultados serão analisados e publicados na página Avaliação UnB, constarão no ciclo do Avalia 2023 e serão divulgados nos eventos relacionados à avaliação institucional.

Guilherme Viana, à frente da Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI) do DPO, na qual a CAI está inserida, reforça os objetivos em vista a partir do preenchimento dos questionários. "Queremos fortalecer a cultura da autoavaliação institucional, ao mesmo tempo que coletamos informações mais detalhadas do como esse processo ocorre em cada unidade acadêmica, para que a gestão superior tenha esse acompanhamento e possa apoiar as unidades a continuar oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade", afirma.

Você pode gostar também:

>> Unidades acadêmicas planejam melhorias de seus indicadores de desempenho