GESTÃO AMBIENTAL

O 4º Café com PLS trata de temas em torno do cumprimento da ferramenta. AGU, TJDFT e STJ também participaram do debate

A UnB recebeu o evento itinerante em sua quarta edição. Além de docentes da Universidade, a transmissão contou com palestrantes da Advocacia Geral da União e do Ministério da Economia. Arte: Ana Rita Grito/Secom UnB

 

Nesta quarta-feira (3), a Universidade de Brasília (UnB) recebeu o 4º Café com PLS. O evento discutiu ações voltadas ao cumprimento do Plano de Logística Sustentável (PLS) na administração pública. Além da UnB, integraram o grupo para debate do assunto o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Banco Central (BC), a Advocacia Geral da União (AGU) e a Rede Legislativo Sustentável (Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União e outras assembleias e câmaras legislativas).

 

A reunião ocorreu de maneira virtual e foi transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. “Esse tema é resultado de uma relação positiva entre entidades que buscam alcançar metas e solucionar desafios voltados às práticas que internalizam os elementos necessários para garantir ações voltadas à sustentabilidade", afirmou o secretário de Meio Ambiente da UnB, Pedro Henrique Zuchi.

 

O evento é itinerante e, para sediá-lo, a instituição deve possuir o PLS consolidado, além de maturidade no tema. Zuchi ressaltou que a iniciativa visa a colaboração, a divulgação e o fortalecimento das práticas sustentáveis a fim de atingir cada vez mais a todos os órgãos, “tanto públicos quanto privados”. “Não podemos deixar para amanhã as decisões que precisamos tomar agora”, declarou o secretário.

 

De acordo com a instrução normativa que rege o instrumento, os PLS são “ferramentas de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitem ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.” 

 

CONTEXTO DE CRISE – A oportunidade também voltou-se a destacar iniciativas em curso na Universidade de Brasília. A professora da Faculdade UnB Gama (FGA) Loana Velasco ressaltou que o decreto federal nº 10.779/2021 impôs restrições ao consumo de energia, uma vez que o país enfrenta escassez de chuvas. A docente, porém, afirmou que a Universidade já tinha medidas no PLS que contemplavam a nova legislação, não necessitando de mudanças.

 

O decreto também reforça necessidades, como a compra de equipamentos com melhor eficiência, mudanças de hábitos de consumo, manutenção de equipamentos existentes e automação. Objetivos, esses, que a UnB contempla desde 2017, com a adoção de ações de eficiência energética.

Docente da FGA, Loana Velasco (acima, à direita) explanou sobre iniciativas de economia de energia da UnB que precederam o período de crise hídrica. Imagem: Reprodução

 

“O decreto veio para mostrar que estamos fazendo aquilo que se espera de uma instituição eficiente”, afirmou Loana Velasco sobre a Universidade. 

 

A partir de parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB), em 2019, foi inaugurada a primeira planta fotovoltaica da UnB. Em 2020, mais quatro plantas foram instaladas nos quatro campi e, para este ano, estão previstas novas inaugurações. Também foi desenvolvida plataforma de gestão de energia junto à CEB e instalados medidores em pontos estratégicos.

 

>> Relembre: UnB terá maior planta de geração de energia solar entre as universidades federais

 

Com as medidas, prevê-se que a FGA seja auto suficiente no consumo de energia; que a Faculdade UnB Ceilândia (FCE) tenha uma economia superior a 60%; que a Faculdade UnB Planaltina (FUP) tenha uma redução no gasto em torno de 20%; e que o campus Darcy Ribeiro garanta uma economia em torno de dez a 15%.

 

APERFEIÇOAR – O professor Jorge Madeira Nogueira, do Departamento de Economia da UnB, tratou das legislações orçamentárias e  limitações para empreender políticas públicas que visem à sustentabilidade ambiental. Também ressaltou a necessidade de aprimoramentos nos indicadores de monitoramento do Plano de Logística Sustentável, não focando somente no lado financeiro. 

 

“O PLS me parece ser uma oportunidade única de desenvolvermos indicadores e índices que possam efetivamente ser instrumento de formulação e avaliação de políticas, planos e programas que incorporem efetivamente a questão ambiental”, afirmou o docente. 

 

A reunião também contou com palestras de representantes da Advocacia Geral da União (AGU) e do Ministério da Economia (ME).

 

Confira a íntegra da transmissão:

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB promove Consulta à Comunidade Acadêmica até 31 de dezembro

>> Professor do Instituto de Química recebe prêmio nacional por destaque em inovação

>> Reitora recebe visita de novo embaixador da Coreia do Sul

>> UnB sedia IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar 

>> Reitoria lamenta morte do professor Geraldo Brindeiro

>> CAD discute minuta sobre retorno ao trabalho presencial

>> Trabalhando para uma Universidade melhor

>> Divulgado o resultado da terceira etapa do PAS

>> Reitoria discute retorno ao trabalho presencial com ADUnB e Sintfub

>> UnB promove iniciativas em alusão ao Outubro Rosa, mês da prevenção do câncer de mama

>> Faculdade UnB Ceilândia e Hospital Universitário desenvolvem técnica para identificar variante de covid-19

>> Pesquisa social recolhe informações para planejamento do retorno às atividades presenciais na UnB

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave