COMEMORAÇÃO

Professores ouviram propostas e fizeram sugestões para o aniversário da Universidade em 2022

Em encontro emocionante, professores eméritos da instituição puderam contribuir para planejamento das ações dos 60 anos da UnB, celebrados em 2022. Imagem: Reprodução

 

A reitora Márcia Abrahão e demais membros da Administração Superior reuniram-se com mais de 50 professores eméritos da Universidade para apresentar a programação prevista para os 60 anos da instituição e colher sugestões dos docentes que conhecem tão bem a realidade da UnB.

 

“Queríamos fazer essa reunião há muito tempo. As senhoras e os senhores são a expressão do que a nossa Universidade tem de melhor”, afirmou a reitora na abertura do encontro, que se estendeu por toda a tarde da última sexta-feira (12).

 

Foi uma reunião tomada de muita emoção pelo reencontro com amigos e conhecidos. "Tenho o maior prazer em ver pessoas que eu não via há muito tempo, todas que admiro muito e com as quais cheguei a conviver em comissões e outras atividades. Ao mesmo tempo, se é bom ver os velhos amigos, também é bom ver os jovens levando à frente a UnB", frisou Fernanda Sobral, emérita da Sociologia e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

Hugo Rodas, primeiro professor emérito do Instituto de Artes, fez questão de chegar atrasado ao ensaio da peça que estreava naquela noite para estar entre os colegas. “Estou inteiramente disposto a ajudar em qualquer projeto. A Universidade é a coisa mais importante que tem acontecido na minha vida, esse lugar onde realmente cresci, onde me eduquei e que tem uma parte muito grande de mim.”

 

Surgiram ideias e sugestões para desdobramentos do encontro. Maristela Porto, emérita do Departamento de Sociologia, sugeriu que um simpósio reúna a experiência dos professores que dedicaram grande parte de sua vida profissional a construir conhecimento na Universidade. “Como é impossível que todos os eméritos se manifestem em uma atividade dos 60 anos, sugiro que possa haver uma mesa ou um simpósio que representasse esse grupo que traz visibilidade para a UnB além dela mesma.”

 

Pensando em tornar a contribuição dos docentes da UnB para um formato mais permanente, Isaac Roitman sugeriu a criação de um colegiado de professores eméritos, para discutir temas importantes para a Universidade, "uma inspiração nos conselhos de anciãos ou conselhos de saberes dos povos indígenas. Temos, entre os que aqui estão, pessoas que têm experiências singulares e esse colegiado seria um conselho ad hoc consultivo, que abordaria temas como autonomia universitária”, exemplificou.

 

A equipe da Reitoria e a Comissão Executiva das comemorações dos 60 anos reunirão essas e as outras sugestões apresentadas pelos eméritos. Os professores que preferiram não falar durante este primeiro encontro poderão apresentar suas contribuições posteriormente via e-mail.

 

Leia também:

>> Projeto da UnB com o SES-DF garante direitos sexuais e reprodutivos de mulheres vulneráveis na pandemia 

>> Especialistas da UnB analisam a herança da proclamação para a educação brasileira

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> CAD aprova resolução para retorno seguro ao trabalho presencial na UnB

>> Professora da UnB é única cientista brasileira no Painel de Especialistas de Alto Nível de comitê da ONU

>> Equipe da UnB se destaca em torneio mundial de programação

>> UnB assume vice-presidência do Grupo Tordesilhas de universidades

>> UnB melhora em governança e gestão em autoavaliação do TCU

>> Comunidade pode aprender sobre aborto legal e seguro

>> Reitoria lamenta morte do professor Onildo João Marini

>> Série da UnBTV destaca trajetória e atualidade de Paulo Freire

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.