INTERNACIONAL

Rede reúne 24 instituições brasileiras, 20 espanholas e dez portuguesas, para cooperação científica e educacional em ciência, tecnologia e inovação

Integrante desde 2014, a UnB é uma das 54 instituições que compõem o Grupo Tordesilhas. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) foi eleita para ocupar a vice-presidência do Grupo Tordesilhas – rede de cooperação entre universidades brasileiras, espanholas e portuguesas nos campos de ciência, tecnologia e inovação. O cargo antecede a presidência, que será passada para a UnB ao final de 2022. Os mandatos são de um ano para vice-presidente e um ano para presidente.

“Vamos atuar na organização do trabalho do grupo, na captação de recursos e na interação com as outras universidades brasileiras, além de avaliar as possibilidades de ampliação da cooperação do grupo com outros grupos regionais”, explica o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, que participou da reunião anual com os representantes das universidades na última terça-feira (9). Em 2023, com a presidência, a UnB vai organizar o encontro do grupo.

A UnB faz parte do Grupo Tordesilhas desde 2014. Participam da rede 24 universidades brasileiras, 20 espanholas e dez portuguesas. A rede funciona por meio dos colégios doutorais que trabalham em conjunto buscando oportunidades de financiamento para suas pesquisas, trocam experiências e fortalecem suas cooperações científicas. A UnB participa do colégio doutoral de enfermagem.

“A participação da Universidade no colégio doutoral de enfermagem, além de fortalecer a internacionalização, promove a mobilidade de alunos de doutorado e a promoção de eventos científicos conjuntos”, conta a representante da UnB, Maria Cristina Rodrigues, professora e pesquisadora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UnB. Ela conta que as reuniões periódicas continuam durante a pandemia de covid-19. O intercâmbio entre estudantes e pesquisadores nas universidades dura três meses.

Ao todo, são nove colégios doutorais: enfermagem; psicologia; ciências ambientais; ciências jurídicas; engenharia de materiais; física; engenharia da organização; saúde pública e história da ciência; e línguas, sociedades e culturas. O Grupo de Tordesilhas foi criado em 2000, durante a Primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil.