RECONHECIMENTO

Edição de 2023 celebrou o trabalho 123 pessoas que empregaram décadas de suas vidas para o crescimento e prosperidade da Universidade

Neste ano, a UnB homenageou 123 professores e técnicos pelos seus anos de serviço prestados à Universidade. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Uma vida de dedicação à Universidade de Brasília. Em cerimônia realizada pelo Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), na última quarta-feira (1º), 123 professores e técnicos tiveram seus anos de serviço reconhecidos. O evento foi realizado no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), do campus Darcy Ribeiro, e concedeu o título de Prata, Ouro e Diamante da Casa, aos trabalhadores que completaram 25, 40 ou 45 anos de serviço., respectivamente.

Em clima de emoção, os 57 docentes e 66 técnicos celebraram o reconhecimento com alegria ao lado dos familiares e amigos. Ao todo, 77 servidores foram contemplados com o Prata da Casa, 30 com o Ouro e 16 com o Diamante.

“Esses servidores doaram décadas de intenso fervor no desenvolvimento deste país e da UnB. Hoje, nossa instituição é reconhecida e valorizada, graças à dedicação e compromisso de cada um, que cotidianamente entregam seu melhor”, discursou a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes.

Ela relembrou que são as pessoas que fazem a Universidade funcionar e que, durante as últimas décadas, atravessaram tempos de significativas mudanças sociais, culturais e políticas no país. Entre eles, o fim da ditadura militar, as mudanças tecnológicas com a chegada da internet, a criação da política de cotas e a eleição da primeira reitora mulher, por exemplo.

“Temos de reafirmar que a história da Universidade é a história daqueles que fazem a Universidade e a constroem com dedicação, trabalho e amor”, reforçou o vice-reitor, Enrique Huelva. “Acho que essa cerimônia vai um pouco além de apenas uma homenagem, gosto muito de interpretá-la como um reconhecimento recíproco e mútuo. De nós para nós, não apenas da gestão superior para vocês, mas de uns com os outros”, salientou.

HOMENAGEM – A honraria Prata da Casa foi instituída em 1999, com o objetivo de homenagear os servidores com 25 anos de efetivo exercício. Em 2018, foi renomeada para contemplar os trabalhadores com 40 anos na UnB e, em 2022, também passou a homenagear os servidores com 45 anos de ingresso na UnB.

Professor do Departamento de Sociologia (SOL/ICS), Joaze Costa foi um dos 50 docentes que receberam o título Prata da Casa. “Eu sinto a UnB como segunda casa. Cheguei aqui nos anos 1990 como aluno, me tornei professor e tive a oportunidade de ver muitas transformações”, relembrou emocionado.

“Essa é uma universidade que tem avançado, não somente na dimensão propriamente acadêmica, técnica e formativa. Mas tem se tornado uma universidade inclusiva”, destacou Joaze. Ele conta que, ao longo dos 25 anos de serviço, presenciou a mudança do perfil universitário, com a chegada de alunos negros e de baixa renda, mudança que também ocorreu com o corpo docente.

“Temos de reafirmar que a história da Universidade é a história daqueles que fazem a Universidade e a constroem com dedicação, trabalho e amor”, afirmou o vice-reitor, Enrique Huelva. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Filho de nordestinos e primeiro da minha família a ter curso superior, o professor diz acreditar que “o crescimento contínuo e a qualidade acadêmica demonstram que o caminho da excelência não está em contradição com a dimensão inclusiva e social”.

“Esse reconhecimento fecha um ciclo da minha vida. Só de pensar já começo a chorar, pois agora vou me aposentar”, conta Domingas Carneiro, servidora homenageada pelos 40 anos de contribuição para o crescimento e consolidação do Departamento de Serviço Social (SER/ICH).

“Quando eu cheguei, tinha 11 professores. Hoje, o departamento é enorme, tem curso noturno, de mestrado e de doutorado. Aqui, vi o meu filho crescer”, reflete. “Minha mãe me trazia aqui quando eu era criança e desde pequeno eu alimentei esse amor pela UnB. Depois me tornei aluno e estar aqui hoje com ela, me enche de orgulho”, compartilha Daniel Miranda, filho da técnica Domingas e egresso do curso de Direito.

“Espero que os homenageados Prata e Ouro da Casa sigam o exemplo dos Diamantes e continuem contribuindo com o fortalecimento desta nossa casa, que tem se destacado no ensino, na pesquisa e na extensão a cada ano”, proferiu a professora da Faculdade de Medicina (FM) Ana Lúcia Sarmento. A docente representou os homenageados que completaram 45 anos de contribuição na UnB.

“Eu cheguei aqui e fui galgando minha carreira. Fui coordenadora, chefe de departamento e aqui participei de três diretorias aqui da ADUnB. Por isso, é uma satisfação ainda maior receber essa homenagem neste auditório que nós construímos e inauguramos na nossa gestão”, enfatizou a docente.

Confira a íntegra da cerimônia de Prata, Ouro e Diamante da Casa: