O auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), no campus Darcy Ribeiro, sediou a cerimônia Prata, Ouro e Diamante da Casa 2024. O evento, realizado dia 23, foi organizado pelo Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) e homenageou 50 servidores da UnB, com 25, 40 ou 45 anos de dedicação à instituição.
Os professores e técnicos administrativos agraciados receberam a honraria com muita emoção, ao lado de familiares e amigos. Foram 7 docentes e 43 técnicos, sendo 10 servidores contemplados com o Prata da Casa, 21 com o Ouro e 19 com o Diamante.
>> Reitoria publica mensagem pelo Dia do Servidor Público
José Geraldo e Maurício Bugarin, pai e filho, foram homenageados juntos com a Prata da Casa. Representando os colegas de honraria, eles discursaram emocionados e enalteceram o amor à UnB.
“Fico muito feliz de ver que as sementinhas que plantei germinaram muito bem”, pontuou José Geraldo Bugarin, ao falar sobre o pioneirismo ao elaborar o projeto de criação do curso de Contabilidade, vinculado ao departamento de Administração (Face/UnB). Maurício Bugarin também falou com orgulho sobre a trajetória e os laços familiares com a instituição: três irmãos são egressos da casa.
“Meu primeiro contato com a UnB foi na infância, depois na graduação, no doutorado e na carreira docente. Espero estar aqui para receber o Ouro e o Diamante também, pois me sinto parte daquele #tamojunto da campanha institucional”, proferiu Maurício, ressaltando o sentimento de pertencimento e a importância do apoio da mãe, Rosa Maria Bugarin. Ela também fez parte do evento, ao declamar um poema ao público presente.
Representante dos Ouros da Casa, o servidor técnico Geraldo Amorim expressou orgulho e gratidão acerca da trajetória dos que dedicaram mais de 40 anos à Universidade. “Durante essas décadas, não apenas testemunhamos, mas também fomos protagonistas de transformações fundamentais. Cada desafio, conquista e pequena tarefa foi cumprida com dedicação, esforço e compromisso, essenciais para o desenvolvimento da nossa instituição”, disse.
“Acredito que a educação é uma força poderosa de transformação e que a universidade deve ser um espaço de acolhimento, reflexão e inovação”, afirmou Ágatha Guerra, homenageada e representante do seleto grupo que recebeu a honraria Diamante da Casa.
Ela comemorou os 45 anos de trabalho, ressaltando que a homenagem simboliza “compromisso profundo e apaixonado, aprendizados e muitas conquistas que a mudaram não apenas como profissional, mas sobretudo como ser humano”.
VALORIZAÇÃO – A Prata da Casa foi criada em 1999 para homenagear servidores com 25 anos de serviço na UnB. As homenagens Ouro da Casa só começaram 20 anos depois, em 2019, para contemplar os trabalhadores com 40 anos de atuação. Em 2022, foi criado o Diamante da Casa, para aqueles com 45 anos de atuação.
A iniciativa simboliza gratidão e reconhecimento pelo trabalho dedicado à Universidade. É também um momento de renovação e inspiração, incentivando-os a continuar contribuindo para o fortalecimento dos objetivos institucionais: ensino, pesquisa, extensão e inovação. Ao longo das edições, a cerimônia já reconheceu e celebrou a carreira de mais de mil servidores.
Durante o evento, a reitora Márcia Abrahão ressaltou a importância do reconhecimento aos servidores, mencionando que também é Prata da Casa. Ela destacou que a ampliação das homenagens para Ouro e Diamante foi criada em resposta aos pedidos dos próprios servidores com mais tempo de serviço.
A gestora afirmou que o reconhecimento do trabalho é essencial para mostrar “o quanto todos têm contribuído para que a UnB seja uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina”. Ainda afirmou que “espera que os homenageados continuem contribuindo para que a Universidade permaneça sendo de excelência e fortemente comprometida com a sociedade”.
A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, destacou que o trabalho de cada servidor é fundamental para a excelência da UnB, afirmando que “esse reconhecimento é o mínimo para demonstrar a gratidão da Universidade”.
O vice-reitor, Enrique Huelva, reforçou a importância da comemoração, ressaltando que “a UnB é constituída por pessoas” e expressou sua gratidão a todos que contribuíram para essa construção. O grupo Fuzuê Candango, pelo segundo ano, ficou responsável pelas apresentações musicais que animaram o evento.
Confira a cerimônia de homenagem aos servidores da UnB, transmitida pela UnBTV: