Professor mais antigo em exercício na Universidade de Brasília, Iran Junqueira completou 50 anos de serviços prestados à Faculdade de Educação Física (FEF). Com o auditório lotado de estudantes, técnicos e docentes, Iran Junqueira foi enaltecido por ser um dos responsáveis pela criação da FEF, tendo sido diretor da faculdade entre 1996 e 2006. Junqueira recebeu o título de professor emérito em 2019. O evento ocorreu no dia 13.
>> Leia também: Iran Junqueira, da FEF, recebe título de Professor Emérito
“É importante reconhecermos as pessoas que garantem a excelência da nossa Universidade de Brasília e que mostram para a sociedade como somos comprometidos com a formação, a ciência de qualidade e a extensão. E o professor Iran é, sem sombra de dúvida, uma dessas pessoas”, destacou a reitora Márcia Abrahão. Ela avaliou que o comprometimento de Iran Junqueira é uma inspiração para que a UnB continue a avançar.
“Este é um momento muito importante. O professor Iran contribuiu imensamente para a nossa Universidade”, afirmou o diretor da FEF, Martim Bottaro, ao dar as boas-vindas aos presentes.
Representando os ex-alunos, a ginasta e professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Rossana Benck destacou a dedicação de Iran Junqueira à docência. “Para mim, como ex-aluna, voltar a esta casa depois de 42 anos para participar desta homenagem é uma grande honra. É impressionante ver como o professor Iran mantém até hoje a mesma paixão e o profissionalismo, que continua a inspirar seus alunos”, disse Rossana.
A coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física, Rosana Amaro, enfatizou que a história da FEF está profundamente ligada à trajetória de Iran Junqueira, que, junto com outros docentes, implementou a educação a distância (EaD) na unidade acadêmica. Ele coordenou a licenciatura em Educação Física na Universidade Aberta do Brasil (UAB) de 2007 a 2018. “São 50 anos de atuação ativa em diferentes áreas da FEF e em várias instâncias. Como o docente mais antigo em exercício na Universidade, o senhor é um símbolo de compromisso, resiliência e paixão pelo ensino e pela Educação Física”, afirmou Rosana.
A coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Dulce Almeida, também foi aluna de Iran Junqueira. Ela ingressou na UnB em 2002, quando ele era diretor da FEF, e acompanhou sua atuação na consolidação da unidade. “Na direção, o professor rompeu paradigmas e assumiu desafios, como a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, cujo projeto inicial foi proposto e aprovado em 2004. Ele mostrou que a Educação Física ia além do ensino e da extensão, sendo também uma área de pesquisa”, relembrou.
Confira também matéria da UnBTV: