A UnB tornou-se a primeira instituição federal de ensino superior a receber o selo do programa Healthy Campus (Campus Saudável) da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), nesta quinta-feira (13). O reconhecimento solidifica a atuação da Universidade na promoção de um ambiente universitário saudável.
Com 78 ações nos sete eixos demandados pela Fisu – atividade física e esporte; nutrição; prevenção de doenças; saúde mental e social; comportamento de risco; ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social; e gerência do campus saudável –, a UnB também fortalece o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca unir o mundo em prol do combate à fome, proteção do meio ambiente, promoção à saúde e cuidados com o clima.
A busca pelo selo começou em 2023, na Faculdade de Educação Física (FEF). A partir da ação inicial, um projeto de extensão foi consolidado. Foi necessário comprovar ações feitas para promoção de saúde para conquistar um certificado, em abril de 2024.
A própria FEF promove uma série de eventos gratuitos abertos às comunidades interna e externa a fim de incentivar a prática esportiva, com aulas de cheerleading, futsal, vôlei, handebol, queimada, basquete e futebol. Foram tantas as ações comprovadas que, em maio daquele ano, a UnB recebeu o selo bronze pela Fisu.
O professor da FEF Felipe Costa destacou que a certificação traz consigo um momento de autoavaliação sobre o que é ofertado para um campus mais saudável à comunidade.
A decana de Assuntos Comunitários, Camila Areda, também propôs uma reflexão a respeito da conquista: “O selo nos traz uma responsabilidade e um convite: integrar saúde, esporte, cultura, lazer e sustentabilidade no cotidiano universitário”.
O presidente da Fisu, Leonz Eder, disse estar muito orgulhoso pela conquista da UnB e ressaltou o papel que a Universidade faz para a promoção de um estilo de vida mais saudável, iniciativa que promove mudanças na sociedade. “Conhecendo vocês e sua energia, vocês alcançarão o nível ouro e platina muito em breve”, torce Eder.
UnB NO ESPORTE – Entre as ações e o papel da Universidade nos esportes universitários destacam-se a conquista de 14 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025, realizado em Natal (RN). Três dessas medalhas foram do Cheerleading, todas de ouro.
Além disso, com o resultado do JUBs 2024, a UnB conquistou o primeiro lugar no Prêmio Melhores do Ano, entre as 300 universidades federais brasileiras no esporte universitário. Com a maior delegação de estudantes-atletas, 108, a Universidade celebrou a conquista de 13 medalhas.
“O papel do esporte universitário é formar pessoas e ajudar os estudantes da sua formação educacional com os valores de esporte, é você forjar aquele profissional com os valores do esporte. Esse é o nosso propósito maior. Não só formar atletas de alto rendimento, mas sim formar cidadãos de alto rendimento pela formação acadêmica e pela vida esportiva”, comenta o primeiro vice-presidente da Fisu, Luciano Cabral.
*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB
