EXCELÊNCIA

Reconhecida na premiação Melhores do Ano 2024, a instituição também alcançou a 8ª posição geral entre mais de 300 instituições do ensino superior

Decana Camila Arreda representa a UnB na cerimônia de premiação MDA 2024. Foto: Pedro Ivo Barbosa
Decana Camila Areda representa a UnB na cerimônia de premiação MDA 2024. Foto: Pedro Ivo Barbosa/Deac UnB

 

A Universidade de Brasília conquistou o primeiro lugar entre as federais do país no esporte universitário e foi a 8ª colocada geral entre as mais de 300 instituições do ensino superior participantes. O reconhecimento veio em 26 de março, durante a premiação Melhores do Ano de 2024 promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

 

O ranking é elaborado com o resultado de todas as competições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2024 foram sediados em Brasília, no mês de outubro, e agregaram centenas de estudantes-atletas de todos os estados do país e do Distrito Federal. 

 

A UnB teve a maior delegação local, com 108 estudantes-atletas inscritos em 23 das 31 modalidades da competição. O saldo na competição foram 2 medalhas de ouro, 10 de prata e 1 de bronze.  

 

A decana de Assuntos Comunitários (DAC), Camila Areda, conta sobre o orgulho em representar a instituição na MDA 2024 e receber a premiação. “Foi emocionante participar e ver que a Universidade tem um atendimento que vai muito além da formação do aluno em determinado curso, mas se importa com o estudante em sua integralidade, como é o caso dos nossos atletas.” 

 

Medalhista de ouro no jiu-jitsu, Brendo Rodrigues Bezerra, estudante do 7º semestre de Educação Física, compartilha sobre a “honra em aumentar o legado da Universidade nos Jogos Universitários": “Foi uma felicidade muito grande representar a UnB na competição, ainda mais jogando em casa e com a torcida da UnB em peso me apoiando”, celebra o jovem de 23 anos, que almeja que alcançar o título de bicampeão brasileiro universitário. 

   

QUADRO DE MEDALHAS UnB no JUBs 2024

Resultado final - 13 medalhas: 🥇 2 Ouros   🥈 10 Pratas  🥉 1 Bronze   

 

Atletismo: 🥈 João Victor Abreu Melo 🥉 João Victor Abreu Melo 🥈 Lucas Campbell 

Basquete: 🥈 X1 - Gabriela Sena

Cheerleaders: 🏵️ 5º lugar geral no Team Cheer e 🏵️ 6º lugar geral no Group Stunt 

eSports: 🥈 Danielle - Clash Royale   🥈 Green Owls - League of Legends   🥈 Green Owls - Valorant   🥈 Green Owls - Counter Strike

Judô: 🥈 Arthur de Melo Garcia

Jiu-Jitsu: 🥇 Brendo Rodrigues Bezerra  

Natação: 🏵️ 6º lugar geral por equipes - Feminino  

Saltos Ornamentais: 🥇 Heloá Almeida Camelo  🥈 Heloá Almeida Camelo 🥈 Rebeca Maria Nascimento de Santana 

 

>> Conheça a história de João Victor, medalhista da UnB no atletismo paradesportivo

 

APOIO – Diretor de Esporte e Atividades Comunitárias (Deac/DAC), Pedro Ivo Barbosa dos Santos conta que participam da MDA representantes de diversas universidades do país e que o momento propicia uma rica troca de experiências. 

 

O diretor destaca que os resultados alcançados são fruto de um longo trabalho. “Na última década permanecemos entre as dez primeiras colocadas do país, com exceção do ano passado, que terminamos em 13º geral. Agora retornamos a esse recorte, além de saltar do 4º para o 1º lugar entre as federais”, comemora. 

 

“Muitos nos questionam sobre como é feito o apoio ao esporte na UnB. Quando sabem que temos um diretoria voltada ao esporte, entendem nosso esforço para chegar a esse resultado”, compartilha o diretor.

 

A decana Camila Areda acrescenta que a unidade atua com o “objetivo de fortalecer não só o esporte de competição, mas um esporte para todos, inclusive recreativo e de promoção de saúde mental”. 

 

O medalhista Brendo confirma a importância do suporte institucional. “A UnB me deu todo apoio em relação aos trâmites burocráticos com a documentação e disponibilizou o Centro Olímpico para treinamento. Fiquei feliz em ter êxito na competição”, completa o estudante-atleta.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.