ESPORTE

Universidade terá mais de cem atletas nos Jogos Universitários Brasileiros. Centro Olímpico é uma das sedes desta edição

Universidade tem representantes em 23 das 31 modalidades dos JUBs de Brasília. Foto: Saulo Cruz/CBDU

Paris 2024 já passou, mas o espírito de ano olímpico permanece em Brasília. A capital sedia, entre 8 e 19 de outubro, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A Universidade de Brasília conta com 108 atletas na disputa e é mais uma vez a instituição com mais representantes pelo Distrito Federal. Além disso, o Centro Olímpico da UnB foi escolhido como uma das sedes dos jogos e vai receber o atletismo, os saltos ornamentais e algumas das partidas de vôlei.

Acompanhe a cobertura da participação da UnB nos JUBs 2024 pelos canais da Secretaria de Comunicação e pela UnBTV. Confira o calendário dos jogos.

Os atletas da UnB estão inscritos em 23 das 31 modalidades da competição. Na primeira etapa, que vai até o dia 12, a delegação da Universidade compete no atletismo, no atletismo paradesportivo, no badminton, no basquete x1, no jiu-jitsu, no judô, na natação, no tênis, no tênis de mesa e no wrestling. Além disso, tem presença nos eletrônicos Clash Royale, Free Fire e League of Legends.

A etapa final, que segue entre 14 e 19 de outubro, tem a participação da UnB no cheerleading, no futmesa, no futsal, no handebol, no karatê, nos saltos ornamentais e no xadrez. Os representantes nos eSports vão em busca de medalhas no Counter Strike 2, no futebol eletrônico e no Valorant.

“Representar a UnB e o Distrito Federal na maior competição universitária do país é uma grande honra e responsabilidade”, afirma Daniele Vieira, atleta do Clash Royale e uma das três mulheres da instituição relacionadas para os eSports. Ela agradece ao apoio do Green Owls, o clube de jogos eletrônicos registrado na UnB, e está na expectativa por um ambiente “competitivo, mas divertido”.

“É uma oportunidade de me conectar com outros atletas, trocar experiências e fortalecer o espírito de equipe, enquanto também contribuo para a visibilidade do eSports e da minha universidade”, diz Daniele, que estuda Enfermagem e disputa os primeiros JUBs na modalidade eletrônica que pratica há seis anos.

Já na quarta participação em JUBs, Bruno Melão é um dos veteranos da delegação. “Competir nos JUBs é nosso maior objetivo do ano, é para isso que trabalhamos o ano inteiro, é estar junto com os melhores times do país. Então, é a realização do nosso objetivo como time e atleta”, diz ele, que estuda Educação Física e compete no handebol.

“É muito importante levar a UnB para um campeonato tão importante, estar junto com os melhores times universitários não é pouca coisa”, avalia Melão. Para ele, usar as cores da Universidade traz um sentimento especial. “Representar uma universidade pública que a gente tem muita ligação e é bastante apegado traz um sentimento diferente”, garante.

PRESENÇA INSTITUCIONAL – A Coordenação de Esporte e Lazer (CEL/Deac/DAC) da UnB vai acompanhar de perto a delegação nos JUBs 2024. A unidade informa que atletas assistidos pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC) têm recebido auxílios mensais no valor de R$ 400 desde agosto. Outro edital para aquisição de materiais contemplou 60 atletas com auxílio único para aquisição de materiais no valor de até R$ 450. A quantia ainda não foi repassada em virtude da limitação de empenhos de emendas de 2024.

A CEL também tem buscado alinhar valores éticos com a delegação. “É importante que todos estejamos cientes da importância de manter um comportamento exemplar”, aponta mensagem que acompanha o Manual de Conduta Esportiva Disciplinar e Ético encaminhado aos atletas. “Cada um de nós é responsável pela nossa imagem e pelo sucesso da equipe”, diz a chamada, finalizada com o desejo de “construir juntos uma história de sucesso”.

Inauguradas em 2023, novas pistas do Centro Olímpico vão receber provas de atletismo. Foto: Infra UnB

O coordenador da CEL, Arthur Sardinha, destaca o jogo limpo e a colaboração entre os requisitos “para que o espírito esportivo prevaleça e transmita a melhor mensagem que os JUBs trazem”. O gestor se diz honrado por liderar a delegação. “Os atletas sabem que podem contar com o apoio da coordenação, e, de forma recíproca, respondem com responsabilidade, dedicação nos treinos e total concentração durante a competição”, afirma.

Sobre a expectativa por resultados, Arthur recordou uma máxima de Carlos Alberto Diniz, o Carlão, ex-coordenador da CEL e laureado este ano com o título de Mérito Universitário. “Faço minhas as palavras dele: onde há equipe da UnB competindo, podemos esperar medalhas, só não sabemos a cor”.

ORGANIZAÇÃO – Além da UnB, com pista de atletismo inaugurada no ano passado, os JUBs vão ser disputados em clubes esportivos, no Defer e no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que também é o centro de controle operacional e o palco da cerimônia de abertura. A expectativa é que mais de 7 mil estudantes-atletas de todo o país participem do evento.

Os jogos são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu). Os Correios são o principal patrocinador da competição, apoiada pelo Governo Federal e pela Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.

>> Saiba quem são os representantes da UnB nos JUBs 2024

>> Delegação da UnB está pronta para estrear nos JUBs 2024

>> Começa a maior jornada do esporte universitário

>> Campus Darcy Ribeiro recebe atividades dos JUBs