DESPORTO

Os JUBs estão oficialmente abertos. Atletas da UnB marcam presença no desfile das delegações em Brasília

Delegações de estudantes-atletas de todo o país, autoridades e entusiastas participaram da abertura oficial dos JUBs 2024. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

A edição 2024 dos Jogos Universitários Brasileiros começou para valer nesta quinta-feira (9). Anunciada como o maior evento esportivo universitário da América Latina, a competição teve abertura oficial em cerimônia noturna no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Centenas de atletas representaram as 27 unidades da federação no desfile das delegações. Em intercâmbio, esportistas chineses também integraram o momento festivo.

Acompanhe a cobertura da participação da UnB nos JUBs 2024 pelos canais da Secretaria de Comunicação e pela UnBTV. Confira o calendário dos jogos.

A cerimônia teve início com a exibição de vídeos promocionais do evento, da cidade e do patrocinador. Na sequência, os atletas se perfilaram para ouvir os discursos de organizadores e autoridades, além dos juramentos solenes com foco no jogo limpo. Houve ainda o acendimento simbólico de um balão, que fez as vezes de pira olímpica. Pouco antes do fim, a delegação visitante foi responsável por uma breve apresentação musical. O pós-evento seguiu com o pagode brasiliense da banda Di Propósito.

Convidado do #InspiraUnB, medalhista olímpico Caio Bonfim ostenta a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

Algumas presenças inspiradoras marcaram presença na abertura. Entre elas, os medalhistas olímpicos em Paris Wilian Lima e Caio Bonfim, um dos convidados de honra da próxima semana para o #InspiraUnB. O tricampeão paralímpico Petrúcio Ferreira também esteve presente. Eles foram encarregados de subir ao palco principal com as bandeiras do Brasil e de entidades organizadoras do esporte universitário.

“Tudo está sendo incrível”, disse Carla Cristina Alves, representante da natação da Universidade de Brasília e estreante em JUBs. “Sempre acompanhei o esporte universitário. Ano passado colaborei na CEL [Coordenação de Esporte e Lazer] e agora estou aqui para competir”, contou entusiasmada a estudante de Educação Física, momentos antes do desfile.

Ela diz ter intensificado os treinos há apenas um ano, embora os primeiros resultados tenham vindo já na seletiva distrital, que a credenciou a disputar provas como os 50 e os 200 metros livre e os 100 metros costa.

Isabella, Abner e Carla representam a UnB na abertura dos JUBs. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

Colegas de curso de Carla, Abner Costa e Isabella Ramos também demonstraram entusiasmo na noite abertura dos jogos. “É sempre uma experiência muito legal”, disse Abner, que afirma fazer questão de ir em todas as aberturas dos jogos de que participa.

Para Isabella, a primeira experiência em JUBs já tem sido “muito gratificante”. Ela classifica esse momento como uma espécie de presente de fim de curso. “Esse momento é superimportante para mim”, diz a estudante que, assim como Abner, compete no atletismo.

DISCURSOS – As falas breves deram o tom da abertura. O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral, saudou as autoridades presentes e desejou que os atletas “desfrutem esses jogos e aproveitem bastante”. Na mesma linha, a presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, Tatiana Weysfield, recomendou uma vivência plena da competição. “Coloquem uma coisa na cabeça de vocês: esse é o maior JUBs da história”, disse.

Também discursaram o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, os secretários distritais de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, e da Mulher, Giselle Ferreira, a secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Iziane Marques, o deputado federal Júlio César e o deputado distrital Martins Machado.

Por fim, e na única fala mais extensa da noite, a diretora de Esporte do Ministério da Educação da China, Jin Liu, disse estar contente pela presença chinesa nos JUBs e avaliou que, apesar das distâncias, a relação entre os países é de “vizinhos” e “amigos próximos”.

Delegação chinesa brinca com mascote dos Jogos. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

Ela, que também é vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário, afirmou que a cooperação sino-brasileira nos esportes vem em momento simbólico. “Este ano marca os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China.”

Antes da ida à abertura, a delegação chinesa visitou a Faculdade de Educação Física da UnB. As campeãs olímpicas de badminton Gao Ling e Li Xuerui integraram a comitiva, que contava com atletas universitários, professores e gestores do país visitante. Mais detalhes da visita serão relatados ainda esta semana na cobertura da participação da UnB nos JUBs.

EM QUADRA – Algumas modalidades estrearam horas antes da cerimônia oficial. Entre elas, alguns dos eSports e o basquete X1, uma das novidades desta edição. A UnB compete no feminino e já garantiu duas vitórias com Gabriela Braga, que desponta como uma das favoritas ao pódio. “A grande importância de trazer o X1 é difundir a cultura de rua. O famoso mano a mano é uma modalidade muito praticada nas quadras públicas de Brasília e do Brasil”, avalia.

Gabriela também esteve na abertura dos jogos e classifica como uma “grande honra” e uma “grande conquista” representar a Universidade. “Estar nos JUBs representando a UnB pela segunda vez [ano passado competiu por equipe] mostra que tenho conseguido equilibrar bem a vida na universidade e o basquete”, conclui.

>> Saiba quem são os representantes da UnB nos JUBs 2024

>> Delegação da UnB está pronta para estrear nos JUBs 2024

>> Começa a maior jornada do esporte universitário