BOAS-VINDAS

Medalhistas olímpicos Ketleyn Quadros e Caio Bonfim são os convidados para o #InspiraUnB de abertura do 2°/2024. Dupla bate papo com a comunidade na tarde de 15 de outubro, no Beijódromo

Na segunda edição de 2024 do #InspiraUnB, os medalhistas olímpicos Ketleyn Quadros e Caio Bonfim vêm à Universidade dividir suas experiências vitoriosas. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Ingressar numa das melhores universidades do Brasil é uma conquista para celebrar. Mas esse é só o primeiro passo dos desafios da jornada acadêmica. E, para iniciar esse caminho, nada melhor que contar com a inspiração de verdadeiros campeões. Na segunda edição de 2024 do #InspiraUnB, os medalhistas olímpicos Ketleyn Quadros e Caio Bonfim vêm à Universidade dividir suas experiências vitoriosas. Anote na agenda: é no dia 15 de outubro, às 16h30, no Beijódromo, localizado no Memorial Darcy Ribeiro, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

 

>> Confira mapas dos quatro campi da UnB

 

Assim como quem precisa estudar para aquela prova de cálculo ou para produzir um detalhado relatório de pesquisa, Ketleyn e Caio se dedicam por seus objetivos. E, certamente, não tiveram vida fácil até a chegada ao pódio. A judoca começou treinos diários ainda criança no Sesi de Ceilândia e suou para se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica em modalidades individuais. Essa vitória histórica veio com o bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Agora, em julho, ela também conquistou o bronze por equipe mista, nos jogos de Paris 2024.

 

“São 30 anos da minha vida dedicados ao esporte. Seguir nessa jornada é desafiador, mas vale a pena”, crava a atleta, que se diz “feliz” por compartilhar sua experiência com a comunidade da UnB. “Eu amo o que faço e poder contribuir de alguma maneira para a jornada dos outros é especial e é o mínimo que posso fazer”, afirma.

 

Caio Bonfim também batalhou diariamente por seus sonhos. Com a maioria dos treinos realizados nas pistas do Distrito Federal, o multicampeão da marcha atlética enfrentou condições adversas até a prata olímpica em Paris. As lutas começaram ainda na infância, quando teve que superar a meningite e uma cirurgia para tratar um arqueamento nas pernas. Apoiado pelos pais, também seus treinadores, ele se tornou o maior nome da modalidade no país.

 

“Essa medalha olímpica é o sonho de qualquer atleta”, frisa ele, que ainda inclui as quatros medalhas em jogos pan-americanos e as duas em mundiais entre seus desejos realizados. Apaixonado por sua terra natal, o atleta de Sobradinho diz ter “muita alegria” de vir ao #InspiraUnB. “É sempre bom contar um pouco da nossa história e da nossa experiência. E é legal a galera saber um pouco de como é a vida do atleta. Acho bom para inspirar e aproximar esses assuntos dos estudantes e desse mundo acadêmico”, antecipa.

 

PARA COMEÇAR BEM – O #InspiraUnB é o principal evento de boas-vindas da Universidade. É realizado no início de cada semestre letivo, com atenção especial aos calouros, embora seja aberto a toda a comunidade. Nesta edição, o Beijódromo, no Memorial Darcy Ribeiro, será o palco das atividades, que também incluem ações de acolhimento e saudações das principais lideranças da Universidade.

 

O diálogo entre Ketleyn Quadros, Caio Bonfim e a comunidade será mediado pela jornalista da UnBTV Iasmin Costa. A UnBTV, aliás, vai realizar a cobertura e transmitir o evento ao vivo direto do campus Darcy Ribeiro. De perto ou de longe, vai ser impossível não acompanhar o início de mais um novo ciclo da vida universitária.

 

O #InspiraUnB é realizado em cooperação entre a Reitoria, a Secretaria de Comunicação, o Cerimonial, a UnBTV e a Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (Deac/DAC).

 

#InspiraUnB 2º/2024 

15 de outubro, no Beijódromo (Memorial Darcy Ribeiro), campus Darcy Ribeiro.

A partir das 16h30 ocorrerá distribuição do Manual do Estudante. Às 17h, terá início o bate-papo com os atletas.

O #InspiraUnB 2º/2024 será transmitido ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.