ESPORTE

Novas pistas de atletismo sediam provas dos jogos universitários e são elogiadas por atletas. Delegação chinesa visita instalações

Representantes de Goiás, Wenderson e Fernando elogiaram instalações e organização dos JUBs. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

O Centro Olímpico (CO) da Universidade de Brasília é a casa de três modalidades da edição deste ano dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs): atletismo, saltos ornamentais e vôlei. As duas últimas começam na próxima semana e suas instalações passam pelos últimos ajustes. O atletismo teve início na quarta-feira (9) e marca a estreia das novas pistas em competições universitárias nacionais.

Entre outras provas, a área da pista principal abriga corridas, saltos e arremessos de dardos e de pesos. É nela que também estão instaladas as coberturas das arquibancadas e a estrutura de apoio à arbitragem. A pista auxiliar fica disponível para os treinos. Os dois espaços foram reformados há um ano e seguem os padrões internacionais de atletismo.

É a melhor pista em que já corri”, diz o experiente Fernando Sousa, que conquistou na UnB o melhor tempo de seus 16 anos de atletismo. Com 10s43, ele terminou a prova dos 100m rasos em quarto lugar. “Tudo está ótimo até agora. O hotel, a comida, as pistas e a pontualidade estão até melhores que no Troféu Brasil”, avalia o estudante de educação física da Faculdade Mauá, de Goiânia (GO).

Karine e Steffane garantiram medalhas em provas disputadas no Centro Olímpico. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

Colega de curso e de delegação de Fernando, Wenderson Barros endossa os elogios. “A pista é muito veloz e está novinha”, diz. Ele também garantiu marca expressiva nessa que é a primeira vez dele no Centro Olímpico. Com 48s15 nos 400m rasos, ele está classificado paras as finais da prova.

Já medalhistas nesta edição, as representantes da cearense Unifor Steffane Mara Batista e Karine Colares engrossam o coro. “Achei a pista muito boa. É bem macia”, afirma Steffane, segunda colocada no salto com vara com a marca de 2,05m e que também disputa os 100 e os 200m rasos. “Adorei a pista. É realmente boa”, diz Karine, que conquistou a prata em prova de salto com obstáculos.

OUTROS ESPAÇOS E VISITA CHINESA – A piscina e a plataforma de saltos seguem em uso diário por atletas e pela comunidade universitária. Nesta semana, atletas ocupam o espaço com treinos para competição internacional de saltos agendada para o fim de semana na Ponte JK. Já o ginásio do CO passa por uma limpeza e recebe as demarcações oficiais. Ambos os espaços passam a ser utilizados nos JUBs a partir de segunda-feira (14).

Comitiva chinesa visitou o Centro Olímpico durante os JUBs 2024. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Uma delegação da China visitou essas e outras instalações da Faculdade de Educação Física (FEF) na quarta-feira (9). O país oriental participa dos jogos em intercâmbio cultural e esportivo com o Brasil. Professores da UnB recepcionaram e deram as boas-vindas à comitiva composta pela diretora de Esporte do Ministério da Educação da China, Jin Liu, e pelas campeãs olímpicas de badminton Gao Ling e Li Xuerui, além de professores, gestores e atletas universitários.

“É uma grande satisfação e honra receber os maiores jogos realizados nas nossas instalações”, diz o chefe do Centro Olímpico e professor da FEF, Victor Lage, desejando sucesso aos atletas.

Acompanhe a cobertura da participação da UnB nos JUBs 2024 pelos canais da Secretaria de Comunicação e pela UnBTV. Confira o calendário dos jogos.

>> Saiba quem são os representantes da UnB nos JUBs 2024

>> Delegação da UnB está pronta para estrear nos JUBs 2024

>> Começa a maior jornada do esporte universitário

>> Campus Darcy Ribeiro recebe atividades dos JUBs