JUBS 2024

Competindo em casa, no Centro de Excelência do Centro Olímpico, Heloá Camelo e Rebeca Santana brilharam nos Jogos Universitários

Rebeca e Heloá conquistam medalhas no complexo onde treinam. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

  

As execuções precisas dos saltos de Heloá Camelo e Rebeca Santana garantiram três medalhas para a Universidade de Brasília nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Heloá conquistou o ouro na plataforma e a prata no trampolim de um metro. Rebeca subiu ao segundo lugar do pódio no trampolim de três metros. As provas foram disputadas na quarta (16) e na quinta-feira (17), no Parque Aquático William Passos, no Centro Olímpico (CO) da UnB.

O local de competição é o mesmo em que as atletas treinam. Embora jovens, elas estão entre as mais experientes do Instituto Pro Brasil, que desenvolve os trabalhos de saltos ornamentais na UnB. “Comecei com seis anos de idade, em 2013, no Centro Olímpico do Gama no projeto chamado Futuro Campeão. Pouco tempo depois, em 2015, já estava treinando no Centro Olímpico da UnB”, explica Heloá, que é caloura de Educação Física.

Rebeca iniciou a prática esportiva na ginástica rítmica e acrobática quando tinha sete anos. Quatro anos depois, começou os treinos de saltos ornamentais na UnB. “Particularmente, gosto de competir em casa. Não só porque é em Brasília, mas é também na piscina onde treino. É bem mais confortável. Estou aqui todo dia há dez anos e isso me traz um bom sentimento”, afirma a estudante de Farmácia.

Caloura de Educação Física, Heloá é medalhista no trampolim e na plataforma. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

 

Radiantes pelo desempenho nos JUBs, as atletas demonstram orgulho em competir pela Universidade. “Representar a UnB é muito bom. Sempre tive o sonho de estudar aqui. É realmente um prazer ter a oportunidade de representar minha universidade em um campeonato tão grande quanto esse”, afirma Rebeca.

Disputar provas no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais (Ceso) da UnB também traz o acolhimento de casa para Heloá. “Fico mais tranquila. Não tenho a pressão de estar em lugar diferente e de não conhecer a piscina e os trampolins”, diz.

“Ser atleta da UnB e representar a Universidade e a Faculdade de Educação Física é uma conquista para mim”, diz a medalhista, expressando gratidão pela oportunidade de compartilhar informações sobre a trajetória esportiva.

As competições dos Jogos Universitários chegam ao fim nesta sexta-feira (18) em Brasília. A UnB esteve representada em 23 das 31 modalidades do evento, que é o principal do esporte universitário brasileiro. Na primeira etapa dos jogos, os atletas da Universidade já haviam garantido oito medalhas.

A cobertura da participação da UnB nos JUBs 2024 pela Secretaria de Comunicação termina na próxima semana, com o balanço da competição. Confira abaixo o que já foi publicado:

 

>> Saiba quem são os representantes da UnB nos JUBs 2024

>> Delegação da UnB está pronta para estrear nos JUBs 2024

>> Começa a maior jornada do esporte universitário

>> Campus Darcy Ribeiro recebe atividades dos JUBs

>> Estudante da UnB conquista medalhas no atletismo paradesportivo

>> UnB tem início vitorioso nos Jogos Universitários

>> Estudantes da UnB se destacam nos esportes eletrônicos

>> Dupla da UnB conquista medalhas nos saltos ornamentais

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.