PESAR

Docente da Faculdade de Medicina teve atuação proeminente ao longo da carreira na área da pediatria e deixa importante legado

Professor Emérito da UnB, Dioclécio Campos Júnior notabilizou-se como pediatra e gestor público. Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Pediatria

 

Morreu em 27 de dezembro o professor emérito da UnB Dioclécio Campos Júnior, aos 81 anos. O médico pediatra teve atuação destacada ao longo da carreira na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É o idealizador da licença maternidade de seis meses, que virou lei em 2008, e da Unidade da Criança e do Adolescente do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB), inaugurada em 2024.

 

Dioclécio foi presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria e membro titular da Academia Brasileira de Pediatria. Atuou como secretário executivo do Ministério da Saúde e secretário de governo na Secretaria da Criança do Distrito Federal. Na Universidade desde 1987, liderou o programa de residência médica e o Centro de Clínicas Pediátricas do HUB. Tornou-se emérito em 2012.

 

A distinção foi entregue pelo então reitor José Geraldo de Sousa Júnior (2008-2012), que destacou o perfil do homenageado: "Uma figura que teve um papel determinante para conquistas sociais relevantíssimas a partir de sua área de atuação e foi responsável por conquistas que hoje são a base do reconhecimento aos fundamentos éticos e jurídicos da infância, da adolescência e da maternidade, de forma geral".

 

Na oportunidade, Dioclécio definiu a outorga como uma conquista de grande dimensão para sua carreira. "Tem um significado emblemático especial, porque é singular vir a ser professor emérito da Universidade de Brasília, uma obra de figuras exponenciais como Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira", afirmou.

 

Escritor de obras importantes na pediatria, Dioclécio foi um assíduo colaborador da seção de artigos de opinião do site da UnB até 2022. Em 2023, recebeu uma placa como homenagem da UnB e do Hospital Universitário de Brasília por seu trabalho em prol da materialização da Unidade da Criança e do Adolescente do hospital-escola:

 

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) reconhece, agradece e parabeniza todo o esforço e comprometimento do professor Dioclécio Campos Júnior pelo seu trabalho de relevância nas últimas décadas para consolidação da formação de excelência e da assistência de qualidade na área da pediatria, ratificada pela concepção e construção da Unidade da Criança e do Adolescente do HUB-UnB.

 

Dioclécio referia-se ao projeto da unidade como "uma bandeira importantíssima, identificada com a causa social da defesa dos direitos da criança e do adolescente, porque essa faixa da população precisa ter um atendimento qualificado, em espaço apropriado, por profissionais diferenciados". O prédio tem 80 consultórios especializados, 61 leitos de internação e UTI pediátrica, além de laboratórios, brinquedoteca e salas multiuso.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.