RECONHECIMENTO

Em mais de 30 anos dedicados à UnB, participou da gestão administrativa e acadêmica, criou disciplinas e orientou mais de 90 trabalhos acadêmicos

A cerimônia foi marcada pela emoção da homenageada e alegria dos presentes. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Em reconhecimento às contribuições proeminentes, vasta produção científica e a dedicação de mais de 30 anos à UnB, a docente da Faculdade de Medicina (FM) Maria Imaculada Muniz Junqueira recebeu o título de Professora Emérita da Universidade. A outorga, aprovada em julho de 2024 pelo Conselho Universitário (Consuni), foi realizada no dia 19, no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

 

A homenageada construiu uma trajetória acadêmica e profissional de compromisso com a educação, a formação de novos profissionais e pesquisadores, o que justifica a honraria, concedida aos que alcançaram uma posição de destaque em suas atividades na UnB.

 

Como orador da cerimônia, o pesquisador e professor de Imunologia e também emérito da UnB Carlos Tosta falou sobre os muitos anos de colaboração e parceria da colega, salientando a generosidade e excelência de sua trajetória. “Ela se sobressaiu como professora, pesquisadora, orientadora, gestora e médica, sendo a única pessoa que conheço que é excelente em tudo isso”, disse.

 

“O segredo é que ela coloca amor e entusiasmo em tudo o que faz, tratando todos com igualdade”, discorreu, ao traçar a trajetória da outorgada. Ele citou as façanhas da homenageada, uma virtuosa musicista na infância, que optou pelo antigo sonho de tornar-se médica, sendo aprovada na primeira tentativa de ingresso no curso.

A comitiva da outorgada foi composta pelos familiares e amigos de longa data. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

“Agradeço aos meu colegas, alunos e pacientes, que me propiciaram muitos ensinamentos e me permitiram ser mais humana”, disse Maria Imaculada emocionada. “A caminhada foi árdua, repleta de alegrias e tristezas, que fazem parte da vida. Dependi de muito estudo e, embora difícil, minha vida foi apaixonante, pois cada atividade que fiz foi com amor e dedicação.”

 

LEGADO – Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), em 1974, Maria Imaculada Muniz Junqueira especializou-se em Pediatria, em 1977, e, em 1979, mudou-se para Brasília, acompanhando o marido recém-nomeado professor da UnB. Aqui, tornou-se mestra em Medicina Tropical, em 1987, e doutora em Imunologia e Genética Aplicada, em 1994.

 

Iniciou sua carreira de docente na UnB em 1987, como médica e professora voluntária e visitante no Departamento de Pediatria do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB). Em 1993, tornou-se professora do quadro da UnB no cargo de Assistente I, ministrando a disciplina de Imunologia Médica, que passou a coordenar de 1994 até sua aposentadoria, em 2023.

 

Ao longo da carreira, coordenou aulas inovadoras e orientou mais de 90 alunos de graduação e pós-graduação. Seu trabalho acadêmico conta em mais de 70 publicações científicas e colaborações interdisciplinares, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento sobre doenças infecciosas e imunomodulação.

 

Participou ativamente da gestão acadêmica, integrando conselhos e coordenando iniciativas como a rede de telemedicina do HUB. Seu comprometimento foi reconhecido por meio de prêmios nacionais e internacionais, além do respeito conquistado pelos pares.

 

“Ela é um exemplo de pesquisadora e motivo de grande orgulho para a Universidade. Tem integridade, ética e competência, além de simpatia, carisma e entusiasmo na docência”, comentou o diretor em exercício da Faculdade de Medicina, Rodolfo Rodrigues.

 

Já a reitora Rozana Naves falou sobre o encanto da trajetória exposta durante a cerimônia. “É um orgulho poder entregar esse título. Recentemente, me surpreendi com quão poucas mulheres já receberam essa honraria, então, muito me alegra conceder à senhora”, disse.

 

A comitiva da homenageada foi composta por familiares e amigos. Entre eles, o marido e professor de Clínica Médica e Cardiologia Luiz Junqueira Jr. e os filhos Fernanda, Luiz Emanuel e Luiz Daniel Junqueira.

 

Também integraram a comitiva os professores da Faculdade de Medicina Gustavo Romero, Tatiana Karla Borges e Selma Kückelhaus. Além das doutoras Shirley Couto, em Medicina Tropical, e Mariangela Oliveira, em Patologia Molecular, técnicas do Laboratório de Imunologia da Faculdade de Medicina.

 

Confira a íntegra da cerimônia, transmitida pela UnBTV: 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.