A diretora da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), Liliane Machado, foi reconduzida ao cargo e a docente Danielle Nogueira tomou posse como vice-diretora para o quadriênio 2022-2026. Em discurso emocionado, Liliane Machado homenageou o professor José Luiz Villar, vice-diretor da FE que morreu em março deste ano. A cerimônia de posse ocorreu na tarde desta terça-feira (25), no Auditório da Reitoria.
“Frente às adversidades apresentadas, uma talvez tenha sido a mais difícil: a partida do meu amigo e vice-diretor José Luiz Villar Mella, a quem rendo homenagens e expresso a minha gratidão e a saudade dos conselhos que ele dava nos momentos de dificuldades, as suas leituras conjunturais e históricas. Aprendi muito com você, meu amigo. Muito obrigada por tudo”, disse.
Liliane contou que a escolha pelo nome da chapa, FE Necessária, teve inspiração em Darcy Ribeiro, antropólogo e fundador da UnB. “Darcy nos ensinou que só há duas opções nesta vida: 'se resignar ou se indignar'. Como ele, não vou me resignar jamais. E, apesar de todas as adversidades vividas durante os quatro anos da minha primeira gestão, não me resignei, mas me indignei diante das crises conjunturais, dos cortes sucessivos nos orçamentos das universidades públicas e nos financiamentos para as pesquisas”, afirmou a diretora.
Os ideais de Darcy Ribeiro também guiaram o discurso de posse da vice-diretora da FE, Danielle Nogueira. Ela lembrou que, no ano em que a UnB completa 60 anos, a chapa retomou o fundador da UnB e lamentou o momento de escasso investimento na educação e na ciência. “Nos posicionamos como agentes de resistência e transformação social em prol de uma universidade e sociedade mais justas e democráticas. Políticas de austeridade se configuram como ofensivas à classe trabalhadora e à educação pública de qualidade, ao mesmo tempo em que a autonomia da universidade é fragilizada diante de sucessivos ataques a sua imagem, bem como por meio de medidas interventoras, cortes orçamentários e cerceamento do respeito à liberdade e pluralidade de ideias.”
A reitora Márcia Abrahão elogiou os discursos das docentes e a escolha do nome da chapa, lembrando que o lema das comemorações do aniversário da UnB é Atuante como sempre, necessária como nunca. “É inacreditável que ainda existam pessoas que pensam que a educação pode ser desprezada, que nós podemos prescindir de professores no país. Ainda bem que a nossa Universidade tem resistido. A UnB e as universidades federais deram mais um grande exemplo de compromisso com o país durante a pandemia”, destacou.
CONQUISTAS – A comunidade da Faculdade de Educação tem 37 servidores técnico-administrativos, 104 docentes entre efetivos e substitutos e 1.788 estudantes de graduação, presencial e a distância, e da pós-graduação. A diretora destacou avanços de sua gestão nos quatro anos que passaram, como a conclusão e aprovação do Regimento Interno da FE, a pintura dos prédios e a inauguração de um espaço para pesquisa e de estudos, entre outras ações.
Leia também:
>> UnB instala mais câmeras no ICC, inclusive em áreas próximas aos acessos de sanitários
>> No #InspiraUnB noturno, Nicolas Behr valoriza o que temos de mais humano
>> Palestra com Eric Nepomuceno marca início de semestre letivo na Universidade
>> Volnei Garrafa torna-se Professor Emérito da UnB
>> Centenário de Darcy Ribeiro é celebrado
>> UnB participa da coleta de cédulas para Teste de Integridade das urnas eletrônicas
>> UnB convida comunidade acadêmica a contribuir para elaboração do PDI 2023-2028
>> Campus Darcy Ribeiro recebe estações de bicicletas compartilhadas
>> Eventos comemoram centenário de Darcy Ribeiro
>> Eric Nepomuceno apresenta Darcy Ribeiro aos estudantes no #InspiraUnB
>> Reitora assina acordo com instituto de pesquisa do Senado mexicano