EDUCAÇÃO E CULTURA

No novo episódio do programa, conheça mais ações de integração da Universidade com a sociedade

Além do contato com as crianças para divulgar a Universidade, os extensionistas colhem material para pesquisa, como as perguntas para o podcast Eu quero saber. Imagem: Reprodução/UnBTV

No novo capítulo do programa Radar da Extensão, conhecemos duas ações extensionistas. A primeira, Meninas e Mulheres disseminando ciência nas escolas, é parte do projeto Meninas e Mulheres na Ciência. Já a segunda é o projeto Casas de Cultura, da Universidade de Brasília.

UnB NAS ESCOLAS – Com o objetivo de apresentar a UnB para estudantes da rede pública de ensino, surgiu a ação Meninas e Mulheres disseminando ciência nas escolas. Nela, extensionistas apresentam a Universidade e seus cursos por meio de atividades lúdicas, como desenhos e teatros. Os encontros acontecem duas vezes por mês, nos dois turnos.

“Essa ação vem na escola desmistificar e aproximar um pouquinho mais a Universidade dessas crianças, porque para elas, muitas vezes, é uma realidade muito distante. Tentamos desenvolver de uma forma bem criativa, pois são crianças pequenas, e tentamos trazer isso para a realidade delas”, explica Patrícia Guarnieri, professora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) e coordenadora de projetos de extensão.

O projeto funciona em parceria com outra ação de extensão, o podcast Eu Quero Saber, que trabalha com divulgação científica. Eles visitam as instituições de ensino e gravam perguntas das crianças, que  serão respondidas por professores e estudantes da UnB. O quadro se chama Pergunte Para um Cientista.

“É importante e interessante, principalmente porque os nossos meninos são pequenos, da educação infantil até o 5º ano. Mas, eles já podem conhecer e vivenciar esse contexto de universidade, e, principalmente, sonhar com profissões. Podem conhecer o que eles querem ser no futuro e saber que eles podem ingressar em uma universidade pública”, compartilha Vielle Vasco, coordenadora da Escola Classe 1 do Guará.

PEDAÇO DA HISTÓRIA – Casas de Cultura é um projeto que acolhe espaços de disseminação da cultura e história da UnB e de Brasília. “A UnB cuida de três casas universitárias de Cultura. São locais que, como a vocação do Decanato de Extensão [DEX], são abertas ao público externo e interno para promoção de arte e cultura nos seus espaços”, relata a diretora das Casas de Cultura da UnB, Flávia Narita.

No Setor Comercial Sul, Plano Piloto, temos a mais antiga, a Casa da Cultura da América Latina (CAL). No campus Darcy Ribeiro, fica o Memorial Darcy Ribeiro, mais conhecido como Beijódromo. E, por último, a Casa Oscar Niemeyer. Planejada e ocupada pelo próprio arquiteto, o imóvel está no Park Way. O programa é responsabilidade da Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX). Detalhes de visitas ficam disponíveis nas redes sociais de cada iniciativa.

O Radar da Extensão é realizado pelo DEX, em parceria com a UnBTV. O programa é transmitido na TV (canal 15 da NET Brasília), no YouTube (@UnBTV) e no site da UnBTV.

Confira o episódio completo:

*Com informações da UnBTV.