A UnBTV inaugurou oficialmente as instalações da nova sede, em evento com a presença de autoridades e figuras marcantes da trajetória do canal universitário. A cerimônia ocorreu no dia 12 e também deu início às comemorações dos 18 anos da UnBTV, completados em 21 de novembro.
Desde 2022, a UnBTV divide o prédio com o Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec), próximo à Fiocruz, no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. O espaço reflete a missão de conectar ciência, tecnologia e comunicação, num ambiente amplo e equipado.
Com mais de 600 m², a nova sede conta com estúdios modernos, salas de redação e edição e equipamentos de última geração. A renovação do espaço foi possível graças a recursos da própria UnB e emendas parlamentares, que garantiram a renovação do parque tecnológico da UnBTV.
“Estou muito feliz por conseguirmos, com muito esforço, tirar a UnBTV do subsolo [do Instituto Central de Ciências (ICC) Norte] e dar um espaço muito melhor, de excelente qualidade e adequado para a atuação. Isso vai melhorar as condições de trabalho dos servidores da UnBTV”, afirmou a então reitora, Márcia Abrahão (2020-2024). “Agora, temos um espaço de excelente qualidade que nos permite chegar mais perto da sociedade e divulgar com mais efetividade nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.
“A mudança do subsolo do ICC Norte começou em 2019, mas, devido à pandemia de covid-19, só foi efetivada em 2022. Começou com adaptações, mas, com investimento crescente, hoje podemos ter um lugar com visibilidade, bem posicionado e aparelhado para receber bem nossos entrevistados”, comentou o então diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas.
Para ele, o novo espaço representa mais do que um ambiente físico. “É uma oportunidade para ampliar a visibilidade do canal e sua integração com autoridades, embaixadores e figuras públicas que visitam a TV para entrevistas e seminários.”
A diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, reforçou a importância da colaboração entre a UnBTV e a rede de comunicação pública: “Ter as TVs e rádios universitárias dentro da rede organizada pela EBC é crucial. Esses veículos cumprem papéis fundamentais na formação crítica dos estudantes e na inovação em produtos comunicacionais. Cada conquista no campo público é fruto de muito esforço, e conhecer a estrutura que vocês têm agora é uma alegria. É um potencial enorme para fortalecer a comunicação pública.”
Confira matéria da UnBTv sobre a inauguração da nova sede:
* Com informações da UnBTV e colaboração da Ascom GRE.
Saiba mais:
>> Ato da reitoria institucionaliza UnBTV
>> Senado homenageia 10 anos da UnBTV
>> Seminário marca comemorações dos dez anos da UnBTV
>> UnBTV é homenageada na Câmara Legislativa do Distrito Federal
>> Reitoria lamenta a morte de Neuza Meller