
A integração da computação na educação básica está se tornando uma realidade no Brasil, destaca Christian Brackmann em entrevista para o programa IAGora Entrevistas, realizado pela UnBTV. Professor do Instituto Federal Farroupilha, Brackmann participou da criação da norma de computação, que complementa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e recentemente desenvolveu um referencial curricular em Inteligência Artificial (IA) para o ensino médio.
Com a aprovação e implementação do BNCC Computação, a partir de 2023, a educação em tecnologia passa a ser um direito de todos os alunos do ensino básico. Brackmann enfatiza que a formação de professores é um fator crucial para a efetiva implementação da computação nas escolas. Segundo ele, a integração eficiente da computação na educação básica depende de um “tripé” composto por formação continuada dos professores, infraestrutura adequada e materiais didáticos de qualidade.
“Percebemos que muitos professores ainda não recebem uma formação adequada. Mesmo aqueles que têm algum treinamento acabam focando apenas o eixo da cultura digital. Para esclarecer, a computação é baseada em três eixos: a cultura digital, que envolve a fluência no uso do computador; o mundo digital, que trata do entendimento sobre o funcionamento das tecnologias; e, por fim, o pensamento computacional, fundamental para a resolução de problemas, criação de produtos, inovação tecnológica e programação”, explica Brackmann.
O professor também destaca a relevância da personalização do aprendizado por meio da IA, permitindo que cada aluno siga um percurso adaptado às suas necessidades e ritmos. Essa abordagem não apenas melhora o desempenho acadêmico, como também engaja os estudantes, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interativo.
Além disso, Brackmann ressalta que a inclusão da computação e da IA no currículo escolar deve ser vista como um investimento no futuro. Ele enfatiza que as novas profissões emergentes exigem competências tecnológicas, e a educação básica deve preparar os alunos para essas demandas desde cedo. A abordagem interdisciplinar proposta pelo BNCC Computação permite que conceitos tecnológicos sejam integrados a diversas disciplinas, enriquecendo o aprendizado.
Por fim, Brackmann reforça que a educação em tecnologia é um direito de todos os estudantes, independentemente de suas condições socioeconômicas. “A computação na educação básica passa a ser um direito, não um privilégio. E isso inclui a inteligência artificial, que deve fazer parte das habilidades e competências trabalhadas com os estudantes”, conclui.
Assista a entrevista da UnBTV na íntegra:
*Com informações da UnBTV.