HOMENAGEM

Com mais de 20 livros publicados, pesquisador francês legou contribuições internacionais para a área. Cerimônia on-line foi transmitida pela UnBTV

Da esquerda para direita, de cima para baixo: professor Carlos Martins (SOL/ICS), reitora Márcia Abrahão, o homenageado Luc Boltanski, a cerimonialista Mylena Teixeira e o professor Arthur Trindade (ICS). Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Pupilo dos sociólogos franceses Pierre Bordieu e Raymond Aron, Luc Boltanski consolidou-se como um dos grandes nomes da área no país europeu. A repercussão internacional de sua obra e a aplicação dela na sociologia brasileira foram alguns dos motivos que levaram o pensador a tornar-se o mais novo Professor Honoris Causa da Universidade de Brasília. A outorga do título, que reconhece o professor ou cientista ilustre não pertencente à UnB, mas que tenha contribuído de forma relevante para a instituição, ocorreu nesta terça-feira (8), em cerimônia remota transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube.

 

A comitiva do homenageado foi composta por professores das universidades de Vila Velha (UVV) e de São Paulo (USP), além de docentes do Instituto de Ciências Sociais (ICS). “A entrega do título de Professor Honoris Causa a Luc Boltanski é um momento muito especial para a nossa comunidade acadêmica”, enfatizou Sayonara Leal, professora do ICS. “No Brasil temos diferentes apropriações do trabalho do professor, mas eu diria que todas elas são muito promissoras”, completou.

 

O professor Carlos Benedito Martins, do Departamento de Sociologia (SOL/ICS), ressaltou que a decisão da outorga do título foi aprovada por unanimidade na 480ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), em abril de 2021. “É uma honra fazer essa saudação ao professor Luc Boltanski”, começou. Carlos Martins fez uma breve apresentação da trajetória do homenageado, enfatizando as contribuições do sociólogo para os estudos na área. “Em 1982, tornou-se professor titular da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais [École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ehess)], após um período como assistente. Publicou mais de 20 livros, que se tornaram referência nos estudos de sociologia, antropologia e política e que foram traduzidos para inglês, espanhol, alemão e japonês”, disse.

 

“Professor, agora, de certa maneira, o senhor está vinculado à Universidade de Brasília, e este vínculo nos honra muito”, afirmou o docente do ICS Arthur Trindade. “Essa homenagem feita ao senhor também nos inspira. Inspira-nos a manter o espírito combativo contra todas as formas de desigualdade e de tirania, formas essas que, especialmente no momento atual, se mostram cada vez mais ferozes e perigosas”, completou, parabenizando o homenageado.

 

Honrado com a outorga do título, Luc Boltanski lembrou da excelência da UnB e agradeceu aos pesquisadores do ICS pela iniciativa de homenageá-lo. “Quero, em primeiro lugar, expressar minha gratidão pela honraria que me foi concedida pela Universidade de Brasília com o título de Professor Honoris Causa desta instituição universitária, reconhecidamente uma das mais brilhantes do continente americano.”

 

O pesquisador lembrou que o reconhecimento não é fruto de apenas um trabalho, mas de várias pesquisas que desenvolveu em coletivo no campo da sociologia. Luc Boltanski demonstrou seu orgulho por ser sociólogo e ressaltou como esta área tem sido objeto de ataques constantes. Para o francês, a atual perseguição ao conhecimento sociológico está ligada à consciência crítica que este fomenta.

Acima, título concedido a Luc Boltanski em reconhecimento a suas contribuições para a Universidade. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

“Por que essa hostilidade, até mesmo ódio, em relação à sociologia? Vou responder, por uma razão muito simples: porque a sociologia está ligada à crítica. Por um lado, a sociologia postula a existência de um princípio de igualdade entre os seres humanos, o que a leva a criticar as situações históricas e sociais em que os efeitos da dominação são mais evidentes, isso porque a presença massiva de hierarquias e desigualdades tende a esmagar a humanidade comum, ou, o que dá no mesmo, reduzi-la à condição de princípio formal sempre traído na prática. Por outro lado, o próprio exercício da sociologia supõe que a pretensão de fundar a ordem social sobre um princípio moral, religioso ou político, alegando ser absoluto, seja colocada entre parênteses”, alegou. 

 

O homenageado demonstrou sua admiração pelos sociólogos brasileiros, sobretudo por aqueles que deixaram contribuições de grande relevância nos anos 1960 e 1970, durante a ditadura militar no Brasil, e dedicou o título à própria área da sociologia.

 

TRAJETÓRIA – Boltanski graduou-se em Sociologia pela Universidade de Sorbonne, localizada na sua terra natal, Paris. A preferência pelo curso e a escolha da universidade ocorreu no contexto da França pós-guerra contra a Argélia, momento este em que o engajamento político de esquerda estava acentuado. Durante a graduação, foi aluno de Raymond Aron, uma das referências intelectuais da sociologia francesa.

 

Enquanto estudante de doutorado, trabalhou no Centro de Sociologia Europeu (Centre de Sociologie Européenne – CSE), fundado por Aron e por Pierre Bordieu, com quem trabalhou diariamente como assistente entre 1969 e 1976. Os dois publicaram artigos em conjunto, entre os quais se destaca A produção da ideologia dominante (La production de l'idéologie dominante).

 

No Brasil, poucos são os textos traduzidos para o português, mas entre eles destacam-se O corpo e as classes sociais, em coautoria com Pierre Bourdieu e publicado no Brasil em 1979, e O novo espírito do capitalismo, escrito em parceria com Éve Chiapello e publicado na França em 1999 – a versão brasileira saiu dez anos depois.

 

A quantidade de citações que apenas esses dois livros tiveram, segundo o Google Acadêmico, demonstram a influência que a obra de Boltanski tem. O primeiro foi citado 1.122 vezes, enquanto o segundo apareceu em 1.209 artigos publicados em revistas on-line.

 

“A Universidade de Brasília se sente muito prestigiada em ter no seu rol de professores honoris causa o docente com o histórico, a trajetória e a capacidade intelectual de Luc Boltanski”, disse a reitora da UnB, Márcia Abrahão. “Esperamos que em breve o senhor possa vir à nossa Universidade e conhecer os alunos que ainda não conhece pessoalmente”, completou ela.

 

Confira a íntegra da solenidade de outorga do título:

 

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Entenda o que é o PDI, plano com diretrizes para atuação da UnB nos próximos anos

>> UnB tem 64 cursos com 4 e 5 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão

>> Comissão do novo Plano Diretor apresenta avanços

>> Universidade terá fórum sobre inserção curricular da extensão

>> Placa em homenagem a Fausto Alvim é inaugurada no campus Darcy Ribeiro

>> Novos técnicos tomam posse na UnB

>> Henrique Malvar recebe título de Doutor Honoris Causa

>> UnB e empresa chinesa de biotecnologia iniciam parceria

>> Divulgado o resultado do Prêmio UnB de Pós-Graduação

>> Centenário de Darcy Ribeiro reúne familiares e amigos para compartilhar histórias

>> UnB cria prêmio de inovação

>> UnB é a terceira melhor federal em Administração e Economia

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.