ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão também regulamentou o limite máximo de 60 créditos para módulo livre

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) criou um prêmio de inovação para estimular os pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. O nome, os parâmetros e as categorias do prêmio ainda serão definidos pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). Na reunião da última quinta-feira (27), os conselheiros definiram também o limite máximo de 60 créditos para os componentes curriculares de módulo livre nos cursos de graduação da UnB.

“O prêmio deverá ser considerado como critério para avaliação de desempenho e vem para reconhecer o esforço intelectual desenvolvido pelos pesquisadores da UnB. Tem o objetivo de incentivar pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), disseminar a cultura de propriedade intelectual e a transferência de tecnologia na Universidade”, explicou a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter.

O presidente do Cepe, o vice-reitor Enrique Huelva, ressaltou a importância do prêmio para a divulgação do trabalho feito na Universidade. “Esse tipo de iniciativa permite que a gente construa uma vitrine do que é produzido na UnB.” A Política de Inovação da UnB está alicerçada em cinco eixos: academia, governo, setor privado, meio ambiente e tecnologias sociais ou sociedade. “A inovação não é só tecnologia hard, são processos inovadores em todas as áreas”, comentou.

MÓDULO LIVRE – Os conselheiros do Cepe aprovaram, por 32 votos a favor, limitar em 60 créditos (900 horas) a carga horária máxima de componentes curriculares de módulo livre nos cursos de graduação da UnB. Os 60 créditos podem ser aproveitados ou ainda cursados pelos estudantes. “Essa resolução não traz muitas mudanças, apenas consolida uma interpretação do regimento que já vem sendo empregada. Na prática, significa que o estudante pode fazer até 60 créditos em disciplinas de outros cursos (módulo livre), mas irá integralizar (contar para formatura) apenas o quantitativo de créditos de módulo livre previsto no projeto de seu curso”, explicou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.

DEBATES – Outras minutas de resolução foram debatidas entre os membros do Cepe, mas ainda não foram votadas, como as que estabelecem normas sobre os programas de mobilidade acadêmica estudantil internacional e as normas para o reconhecimento de empresas juniores e instituição de Comitês de Empresas Juniores na UnB.