INFRAESTRUTURA

Equipes dos eixos temáticos compartilharam levantamentos e pesquisas realizados até agora sobre o campus Darcy Ribeiro

Equipes que atuam em cinco eixos temáticos para elaboração do novo Plano Diretor apresentaram suas ações desde o último encontro do grupo. Imagem: Reprodução

A equipe responsável por elaborar um novo Plano Diretor para o campus Darcy Ribeiro se reuniu novamente na última sexta-feira (4). Os membros avançaram na produção de um questionário de consulta pública. As equipes de cada um dos cinco eixos temáticos apresentaram os resultados dos levantamentos realizados desde o encontro anterior. Este foi o segundo seminário que irá subsidiar o relatório dos resultados dos levantamentos, atualizações, mapeamentos e sistematização de dados.

O questionário que está sendo realizado visa mapear a percepção pública a respeito da situação atual de aspectos de cada eixo, de forma a democratizar a elaboração do novo plano. O formulário coletará dados como número, qualidade e manutenção de espaços físicos, saneamento, mobilidade e energia elétrica. A análise dessas informações servirá de guia para as equipes nas alterações que podem ser necessárias.

PATRIMÔNIO – A primeira equipe a apresentar seus avanços foi a de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. O grupo mapeou as fases de construção do campus Darcy Ribeiro. “Fizemos essa divisão a partir de uma reinterpretação da pesquisa do arquiteto Andrey Schlee. São cinco fases, que vão de 1960 a 2022 e abordam os aspectos de destaque de cada momento na arquitetura da Universidade”, comentou a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e chefe do eixo temático, Ana Elisabete Medeiros.

A equipe ainda criou uma categorização para avaliar o estado de conservação das edificações, avaliados em ruim, regular ou bom a depender dos indícios de comprometimento estrutural e de uso dos locais. Foram feitos também o mapeamento dos equipamentos e mobiliários com identificação das coordenadas geográficas, que agora compõem um banco de imagens, e a divisão dos patrimônios por valores de uso; econômico; histórico; artístico; cultural; de antiguidade; simbólico e de correlação.

PAISAGEM – O grupo de Paisagem e Paisagismo, chefiado pela professora da FAU Carolina Pescatori, dividiu a Universidade em três escalas (macro, intermediária e micro) a fim de rearticular o campus desde sua relação com a cidade, especialmente no caso de pedestres e usuários de transporte público, até as rearticulações entre diferentes espaços públicos intracampus. Para isso, identificaram locais de entrada no campus para cada tipo de transporte e também as áreas de expansão. E mapearam áreas de insegurança para pedestres, de uso do solo, de aspectos visuais entre o campus e o Lago Paranoá, entre outros.

CONSERVAÇÃO – Com a direção da professora do Departamento de Geografia Potira Meirelles Hermuche, a equipe de Conservação e Gestão Sustentável fez um grande estudo bibliográfico, reunindo 55 documentos entre artigos, monografias, dissertações, teses e trabalhos de diferentes órgãos públicos. O levantamento teve como focos principais flora; fauna; análise com geoprocessamento; corredores ecológicos; resíduos sólidos; uso dos espaços; geomorfologia; pedologia e geologia.

MOBILIDADE – O eixo temático de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade, capitaneado pelo professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Pastor Taco, fez pesquisas com a comunidade a respeito de mobilidade e transporte e de qualidade do transporte público (ônibus e paradas), e um levantamento das vias do campus na intenção de incluir ciclovias.

“Estamos atuando nessas duas frentes e, para isso, elaboramos um modelo conceitual dos dados que deveriam ser levantados para o caso da infraestrutura disponível no campus. Nele abordamos as ciclovias, calçadas, faixas de pedestre, trilhas, rampas e transporte”, disse Pastor Taco. A análise da equipe ainda se expandiu para o deslocamento externo (vias que fazem chegar ao campus).

MORFOLOGIA – Os responsáveis pelo eixo de Morfologia Arquitetônica, dirigidos pelo professor da FAU Caio Silva, realizaram o sobrevoo de um drone em áreas específicas do campus Darcy Ribeiro e modelaram maquetes gráficas com as imagens captadas. Foram feitos também estudos da bioclimática de ambientes e da salubridade dos espaços do campus.

O presidente da comissão e assessor para Assuntos Estratégicos da Reitoria, Benny Schvarsberg, considerou a reunião bastante proveitosa e esclarecedora. “Fiquei muito feliz com o conteúdo e a qualidade do material apresentado e, principalmente, com a possibilidade de interface e intercâmbio entre os eixos temáticos.”