PESQUISA E INOVAÇÃO

Grupo Xamano Biotech pretende se instalar na Universidade

Representantes da administração superior, do PCTec e da Xamano Biotech durante assinatura de acordo com a empresa chinesa para instalação de um Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (CITI) na Universidade. Foto: André Gomes/Secom UnB

Na tarde da última quinta-feira (27), a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, assinou um protocolo de intenções com a gigante chinesa de biotecnologia Xamano Biotech. O acordo regula a forma e as condições pelas quais a Universidade e a empresa se propõem a desenvolver um Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (CITI), além de guiar normas para uma possível instalação da Xamano no Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB.

A Xamano deverá ocupar uma área de 454 m² no prédio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no campus Darcy Ribeiro. A instalação da empresa na UnB possibilita a ampliação da relação empresa-universidade, visando o fortalecimento das estruturas de pesquisa e da inovação na Universidade.

Diretor do PCTec, Carlos Gurguel frisou importância de parceria com grandes grupos para promover inovação na UnB. Foto: André Gomes/Secom UnB

O diretor do PCTec, Carlos Alberto Gurgel, destacou a relevância de uma empresa como a Xamano ocupar esse espaço de inovação da UnB. “Uma das vertentes do PCTec é puramente tecnológica. Isso significa que é muito importante atrairmos grandes grupos que possam se valer de toda a estrutura de pesquisa da Universidade para alavancar sua inovação. Aqui, a Xamano terá acesso a um capital intelectual que não deixa a desejar em nenhum lugar do país.”

Atualmente, um dos prédios da Finatec na UnB é destinado à instalação do CITI e ao funcionamento de empresas vinculadas ao PCTec. A Xamano é uma das empresas que pretende ocupar o edifício.

O diretor presidente da Finatec, Augusto Brasil, ressaltou que o papel fundamental da instituição é ser um braço de viabilização das ações da UnB junto ao seu PCTec. “Foi por esta razão que destinamos um prédio inteiro com esse propósito. Queremos deixar a Universidade cada vez melhor, potencializando-a com pesquisa, inovação e tecnologia.”

A reitora Márcia Abrahão afirmou que o acordo entre as instituições é um passo importante na consolidação do Parque Científico e Tecnológico. “Desde que assumimos a gestão em 2016, temos fortalecido o PCTec, começando com a sua vinculação direta com a reitoria. Hoje, firmamos um acordo que visa dar à Xamano todas as condições e apoio para a realização das suas atividades de pesquisa e inovação, incluindo a possibilidade de trabalho com o nosso Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech) que está em construção, com o Hospital Universitário, Fiocruz e Finatec. Tenho certeza de que essa parceria será proveitosa, tanto para o Brasil quanto para a China.”

O CEO da Xamano Internacional, Wang Wei, também considerou a parceria um passo significativo para os países. “Temos o objetivo de progredir em inovação tecnológica na América Latina, especialmente na área de saúde e medicamentos. Agradeço a oportunidade de entrar na UnB e todo o apoio oferecido pela Finatec.”

XAMANO – A Xamano Biotech é uma empresa multinacional, líder na distribuição de vacinas, medicamentos e produtos para a saúde. No Brasil, pretende avançar nas áreas de análise regulatória, desenvolvimento biofarmacêutico, desenvolvimento de ensaios biológicos, pesquisa pré-clínica, pesquisa clínica, gestão de ensaios clínicos e farmacovigilância.