INFRAESTRUTURA

Docentes, técnicos e estudantes da UnB podem se inscrever até 8 de setembro *

 

A comissão responsável pela atualização do Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro lançou edital para selecionar participantes que vão contribuir com estudos técnico-científicos para a proposta. Poderão participar docentes ativos do quadro permanente, estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e programas de pós-graduação e servidores técnico-administrativos ativos da Universidade de Brasília.

 

>> Confira o edital 

 

Os interessados podem se inscrever até 8 de setembro. A lista final de classificação das equipes será divulgada no dia 23 de setembro. Os pesquisadores receberão auxílio financeiro. O relatório final será levado para discussão com toda a comunidade universitária.

 

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, enfatiza a oportunidade de construir um documento de forma bastante democrática. “Até hoje a UnB não tem um Plano Diretor aprovado em seus conselhos, conforme diz o estatuto e regimento geral. Então, tomamos a decisão de fazer um plano discutido com toda a comunidade e convidamos pessoas de alto nível, de todas as áreas e de diferentes campi para pensá-lo. Não será um Plano Diretor da reitora ou da gestão, será da Universidade. Elaborado por várias mãos, com profissionais de altíssimo nível”, ressalta.

 

O presidente da Comissão, Benny Schvarsberg, assessor para Assuntos Estratégicos da Reitoria, destaca a relevância da atualização reunindo diversos setores da Universidade. “É muito importante garantir a construção do Plano para este decênio no marco dos 60 anos da UnB. A pluralidade de olhares vai ser valiosa para formular um produto a partir da massa acumulada de conhecimento crítico existente na Universidade.”

Novo Plano Diretor terá vigência de dez anos e contribuirá para planejamento e gestão territorial, arquitetônica, urbanística e paisagística do campus Darcy Ribeiro. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

O novo Plano Diretor será um instrumento de planejamento e gestão territorial, arquitetônica, urbanística e paisagística do campus seguindo os princípios de respeito à concepção original do projeto original; respeito ao Estatuto, ao Regimento Geral e ao Projeto Político-Pedagógico Institucional da UnB; desenvolvimento sustentável; promoção da mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade; preservação do patrimônio cultural, material e imaterial da UnB; incentivo à interação entre as pessoas; promoção da qualidade de vida de quem está no campus e da vizinhança. O Plano Diretor terá vigência de dez anos.

 

O secretário de Infraestrutura da UnB, Augusto Dias, comemora a retomada da discussão do Plano Diretor. “Desde sua criação em 1962, o campus é objeto de estudo e foram elaborados vários projetos, mas essas ações não puderam ser respaldadas pela comunidade e nem foram submetidos ao Conselho Administrativo (CAD). Essa nova proposta vem para inovar, com sete eixos temáticos importantíssimos para pensar um campus que existe desde a gênese da Universidade.”

 

EDITAL – O desenvolvimento de estudos, levantamentos e pesquisas será dividido em eixos temáticos: morfologia arquitetônica; infraestrutura de transportes e mobilidade; infraestrutura de saneamento; infraestrutura de energia elétrica; conservação e gestão sustentável de recursos naturais, de áreas protegidas e demais áreas verdes; paisagem e paisagismo e patrimônio histórico, artístico e cultural.

 

Os interessados devem se candidatar a somente um dos eixos. Porém, devem ter conhecimento e levar em conta todos os demais temas a fim de elaborar produtos que considerem os princípios da multidisciplinaridade e da integração.

 

Os estudos de cada eixo temático irão originar um relatório dos resultados dos levantamentos, atualizações, mapeamentos e sistematização de dados, cuja elaboração será subsidiada por dois seminários com a participação obrigatória de todas as equipes: um seminário inicial, de apresentação e discussão da proposta metodológica para o desenvolvimento do estudo, e um seminário de resultados dos levantamentos, para interlocução com a comissão e as demais equipes.

 

 *Texto atualizado em 05/09/22

 

Leia também:

>> Reformas dão mais acessibilidade à FCI

>> UnB lança edital para Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior

>> UnB publica edital do XIII Seminário de Extensão Universitária do Centro-Oeste

>> Nova diretoria do Instituto de Física toma posse

>> UnB faz balanço positivo da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Universidade cria Comissão Permanente de Infraestrutura

>> UnB instala postes com botão para comunicação direta com Central de Segurança

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.