SOLENIDADE

Olavo Leopoldino Filho e Marcello Ferreira assumem cargos de diretor e vice-diretor pelo quadriênio 2022–2026

Cerimônia marcou transição de gestão do IF: à esquerda, Marcello Ferreira e Olavo Leopoldino, novos diretor e vice-diretor, respectivamente; reitora Márcia Abrahão ao centro; ex-diretora Maria de Fátima Makiuchi e a ex-vice-diretora Vanessa Carvalho de Andrade à direita. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A nova diretoria eleita para o Instituto de Física (IF) da Universidade de Brasília tomou posse nesta sexta-feira (5). O diretor Olavo Leopoldino da Silva Filho e o vice-diretor Marcello Ferreira discursaram para estudantes, técnicos, docentes e familiares. A cerimônia que conduziu os professores ao cargo pelo quadriênio 2022–2026 aconteceu no auditório do instituto.

“Entrei na Universidade de Brasília como estudante em 1982. Estou aqui há 40 anos. Não se fica 40 anos em um lugar sem que nesse lugar você consiga construir sonhos, além de uma boa carreira. Foi dentro do Instituto de Física que pude construir esses sonhos. Espero que os meus sonhos conversem com os sonhos de vocês”, afirmou o novo diretor, que arrancou risos quando disse que esta foi a terceira tentativa de ser diretor do IF.

Olavo Filho tem quatro graduações: Filosofia, Física, Ciências da Computação e Matemática, todas pela Universidade de Brasília. Ele também é mestre e doutor em Física pela UnB. Tem experiência em interpretação da mecânica quântica, em particular na interface quântico-clássico. Em filosofia, trabalha com lógica e linguagem, mais especificamente com a aplicação da lógica na análise de línguas naturais.

Estudantes, técnicos, docentes e familiares dos empossados encheram auditório do IF para acompanhar a cerimônia. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Na solenidade, o vice-diretor eleito Marcello Ferreira ressaltou o papel da universidade pública como instância democrática, que deve difundir conhecimento científico e cultural. Falou também sobre as ambições na nova gestão: aumentar a eficiência acadêmica, ampliar vagas nos cursos, aprimorar os índices de avaliação e avanços na internacionalização, além de melhorar a infraestrutura. Prometeu também uma relação generosa com os estudantes e a sociedade, por meio dos projetos de ensino e extensão.

A ex-diretora do instituto Maria de Fátima Makiuchi despediu-se do cargo e desejou muita sorte à nova gestão: “Esse é um momento muito importante dentro do instituto. Gostaria, primeiramente, de agradecer a oportunidade de ter sido diretora. Foi um marco importante para o IF ter uma diretora mulher, o que possibilitou a aplicação de um olhar diferente do que estava sendo feito até então. Parabenizo os novos gestores e desejo muita sorte a eles e ao instituto.” Maria de Fátima esteve à frente do IF entre 2018 e 2022.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, inspirada pelos discursos de Olavo e Marcello, afirmou: “Tenho certeza que o IF está em ótimas mãos. Também parabenizo a gestão anterior, da qual acompanhei todo o esforço e dedicação. Como bem disse o professor Olavo, todos nós temos sonhos, ainda bem. Precisamos caminhar na direção em que o sonho coletivo se sobreponha ao sonho individual. Caso contrário, é um problema. O mesmo acontece nas instituições. O sonho coletivo da UnB tem que se sobrepor ao sonho individual das unidades e das pessoas. Isso é, claro, de uma complexidade enorme. Mas nós, juntos, temos condições de continuar esse lindo sonho que é a Universidade de Brasília”.