RECONHECIMENTO

Professor atuou na Universidade de 1965 a 1991 e ajudou a consolidar o Departamento de Zoologia

Entre as contribuições do novo professor emérito da UnB Cleber José Rodrigues Alho destaca-se a coordenação de convênio que fomentou implementação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Professores, colegas, chefes de departamento e familiares reuniram-se na tarde desta terça-feira (2), no Auditório da Reitoria, para testemunhar a outorga de título de Professor Emérito da Universidade de Brasília a Cleber José Rodrigues Alho.

 

Ele foi professor no Departamento de Zoologia entre os anos de 1965 e 1991 e atuou nas áreas de ensino de graduação e pós-graduação, administração e pesquisa, sendo responsável pela mobilização de recursos, nas décadas de 1970 e 1980, que permitiram a transformação do então Laboratório de Zoologia no atual departamento na área.

 

Cleber atuou com pesquisas no campo da helmintologia – ramo da ciência especializado no estudo de vermes –, tendo inclusive descrito uma nova espécie de parasita. Nos anos 1970, com as crescentes discussões no campo da ecologia, ele foi para os Estados Unidos cursar o doutorado na área na University of North Carolina at Chapel Hill. Ao retornar, assumiu a coordenação do convênio UnB-Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) que financiou todas as atividades de implementação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UnB por quase dez anos desde sua criação, em 1976.

 

“Esse título consagra minha trajetória acadêmica na formação de pessoal na pesquisa científica e na extensão universitária. Quero também expressar minha gratidão à UnB e a tantos colegas que me incentivaram e me apoiaram nesta jornada da vida acadêmica”, disse o professor em seu discurso.

Grande comitiva homenageou o professor emérito Cleber José Rodrigues Alho. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Uma das testemunhas da violência vivenciada pela UnB durante a ditadura militar, Cleber também relembrou este duro período da história em seu discurso. “Neste momento, lembro-me somente de aspectos positivos, de incentivo, de entusiasmo, de conquistas, mesmo havendo presenciado instantes de crise e truculência pelas quais [a Universidade] passou, em tempos sombrios e cruéis, diante da perplexidade política intervencionista nos anos 1960, 1970 que motivou a saída de muitos professores da UnB”, pontuou.

 

A reitora Márcia Abrahão reiterou a importância do reconhecimento dado ao professor no âmbito das celebrações dos 60 anos da Universidade. “Nós estamos dizendo para a sociedade quais pessoas representam a nossa Universidade. Neste momento, nos 60 anos da Universidade de Brasília, nós ficamos muito honrados em conceder o título de Professor Emérito a um docente com essa trajetória”, ratificou.

 

Também presente na cerimônia, o diretor do Instituto de Ciências Biológicas (IB), Jaime Santana, destacou a importância de Cleber José Rodrigues Alho para a internacionalização da Universidade em uma época em que ainda não havia uma política institucional voltada ao tema. Santana também reafirmou a importância de se reconhecer a trajetória de pessoas como o novo emérito.

 

“Homenagear as pessoas, os nossos professores e as nossas professoras, nesse sentido, é uma das coisas muito importantes que a gente precisa fazer nas universidades brasileiras para dizer a todo mundo porque nós estamos aqui”, finalizou.

 

Também participaram da cerimônia de outorga o ex-diretor do Instituto de Ciências Biológicas (IB) José Carmine Dianese, o ex-orientando de mestrado Eduardo Souza Martins; a professora do Departamento de Zoologia Regina Helena Ferraz de Macêdo, o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Herbert Schubart, o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos na Agência Nacional de Águas (ANA), Humberto Cardoso Gonçalves, e a esposa do professor Cleber, Celinha Alho.

 

Confira a solenidade de outorga do título:

 

Leia também:

>> Unidades administrativas, institutos e faculdades receberão cadeiras de rodas

>> Simpósio aponta futuro promissor para estudos de cirurgia robótica na UnB

>> Inscrições abertas para a Semana Universitária de 2022; confira programação

>> Gratuitos e abertos para todos: saiba como participar de cursos e eventos de extensão da UnB

>> Dia da Família na Ciência fecha a 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Atrações da SBPC Cultural encantam público com muita arte e entretenimento

>> Ciência, informação e tecnologia marcam quarto dia da 74ª Reunião Anual

>> SBPC Afro e Indígena traz à mesa temas sensíveis e necessários

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.