Entre colegas, amigos e familiares, o docente aposentado da Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB Luís Afonso Bermúdez foi agraciado com o título de Professor Emérito. A outorga foi aprovada em 2020 pelo Conselho Universitário (Consuni) e a cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (18), no Auditório da Reitoria. A honraria é concedida aos docentes que atingiram posição eminente em atividades universitárias. Estiveram presentes o ex-reitor Ivan Camargo, os professores da FT Luís Fernando Molinaro, Paulo Henrique Portela, Leonardo Menezes e as servidoras aposentadas Ednalva Morais e Magna Gomes.
“A história do professor Luís Afonso Bermudez se confunde com a história da UnB”, pontua o professor do Departamento de Engenharia Elétrica Humberto Abdalla Júnior. Ele relembrou a trajetória e a contribuição do homenageado para a consolidação da Universidade de Brasília, onde Bermúdez atuou por 43 anos.
Bermúdez agradeceu amigos e familiares presentes, ex-alunos, professores e técnicos pela convivência e pelos anos de trabalho conjunto. “Quarenta e três anos de uma universidade pública na capital da República não é fácil, mas é prazeroso. É uma luta diária, mas que nos agrada, nos incentiva e nos leva para frente”, disse.
“Bermúdez, você continuará sendo uma grande referência para todos nós da Faculdade de Tecnologia e para a UnB”, disse o diretor da FT, Edson Paulo da Silva, ao destacar o legado do professor na Engenharia e nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo. “É muito bonito ver essa trajetória e quanto legado ele deixa. Esperamos que ele continue trabalhando e contribuindo com suas ideias e toda a sua competência”, disse a reitora Márcia Abrahão ao destacar a qualidade dos quadros da Universidade.
TRAJETÓRIA – Com doutorado pela Université de Limoges, na França, Bermúdez atuou como professor colaborador e, em 2000, se tornou professor titular da UnB, onde contribuiu para a reestruturação do curso de graduação e criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Além de participar da criação do primeiro Laboratório de Caracterização de Dispositivos Passivos e Ativos de Telecomunicações da região Centro-Oeste e do Laboratório de Estruturas de Micro-ondas e Ondas Milimétricas, ele esteve, por mais de duas décadas, à frente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), ajudando a consolidar as atividades.
Entre 2012 e 2016, assumiu o então Decanato de Administração e Finanças, ao mesmo tempo em que exerceu papel de destaque em representações de entidades e conselhos, como a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Distrito Federal.
Confira a cerimônia de outorga do título:
Leia também:
>> Comissão do Plano Diretor oferece primeira oficina participativa com comunidade acadêmica
>> INT lança edital de intercâmbio
>> Matrizes de Referência do PAS são atualizadas
>> Administração superior projeta passos da UnB em 2023
>> Lista de aprovados na primeira chamada do Vestibular 2023 é divulgada
>> Consuni realiza primeira reunião de 2023
>> UnB tem representantes no governo federal
>> Nova campanha institucional convida comunidade a construir o futuro da UnB
>> Arthur Trindade avalia atuação da segurança pública nos atos violentos de 8 de janeiro
>> Reitora da UnB pede mais segurança após atos terroristas
>> Faculdade de Direito realiza manifestação contra atos antidemocráticos