HOMENAGEM

Doutora na área, docente foi primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Sociologia, em 2003

Socióloga Maria Stela Grossi Porto recebeu o título de Professora Emérita da UnB das mãos da reitora Márcia Abrahão. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Foi com capacidade máxima excedida que o auditório da Reitoria da Universidade de Brasília celebrou a outorga do título de Professora Emérita a Maria Stella Grossi Porto. Socióloga com mais 40 anos de experiência, a docente, hoje aposentada, recebeu a distinção diante de familiares, amigos, alunos e colegas de trabalho que acompanharam sua trajetória dentro e fora da instituição. “Aceito com humildade e alegria este título hoje. A ocasião me remete ao dia 30 de setembro de 2016, quando meu marido, o professor Sérgio Porto, recebeu a mesma honraria”, disse.

A mesa da solenidade desta quinta-feira (9) foi composta pela reitora Márcia Abrahão e pelos diretor e vice-diretora do Instituto de Ciências Sociais (ICS), professores Luís Roberto Oliveira e Christiane Girard Nunes. Emocionada, Maria Stela Grossi arrancou risos e lágrimas dos presentes, ao lembrar do início da carreira, quando sua mãe precisou recorrer ao bispo de Belo Horizonte para que o marido permitisse o ingresso da filha na universidade.

Deixando evidente que tudo valeu a pena, a professora expressou orgulho e paixão por sua área de atuação: “Não é qualquer departamento que tem a sorte de ter o Sol como sigla”, disse, remetendo-se ao Departamento de Sociologia (SOL) da UnB, onde atua há 30 anos.

Maria Stela Grossi emocionou-se ao relembrar sua jornada. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Ao longo da carreira, Maria Stela Grossi destacou-se em estudos sobre as áreas de violência, segurança pública e sociologia rural. Graduada pela UnB em 1976, ela cursou mestrado e doutorado em Sociologia na Universidade de Montreal, no Canadá. O pós-doutorado foi no Centre d'Études de la Vie Politique Française, em Paris.

A emérita também ocupou cargos importantes na Associação Internacional de Sociologia e na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, na França. No Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da Universidade de Brasília, ela coordena o Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (Nevis).

Também docente do SOL, o professor Carlos Benedito Martins proferiu discurso exaltando a homenageada. "Sua sólida formação acadêmica permitiu imprimir elevado padrão intelectual ao Departamento de Sociologia da UnB. Ao lado de suas contribuições para o ensino e a pesquisa, deve-se destacar também sua participação constante na construção das ciências sociais no país. Nesse sentindo, vale destacar que ela foi presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia. A primeira mulher a conquistar esse feito”, contou ele, acrescentando que a docente sempre manifestou a necessidade de se criar uma sociologia vigorosa internamente, e enxergava nisso uma condição fundamental para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.

A indicação de Maria Stela Grossi ao título de Professora Emérita foi aprovada por unanimidade na edição de fevereiro do Conselho Universitário (Consuni). “Quando uma universidade outorga um título de Professor Emérito, principalmente com unanimidade no seu conselho universitário, a instituição se fortalece muito mais do que o homenageado. É uma honra tê-la como emérita”, parabenizou a reitora Márcia Abrahão.

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.