CLIMA DE ALEGRIA

Calouros comemoram com familiares e amigos no Teatro de Arena nesta segunda (16). Para garantir vaga, registro acadêmico deve ser feito até 19 de janeiro

Guilherme Fernandes foi a primeira pessoa da família a ingressar numa universidade federal. Ele comemorou com as dezenas de pessoas que compareceram ao Teatro de Arena para conferir o listão do resultado do Vestibular. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Choro, emoção e festa. Neste clima, foram anunciados, na tarde desta segunda-feira (16), os aprovados em primeira chamada no Vestibular Tradicional e no Vestibular de Libras da Universidade de Brasília para ingresso no primeiro semestre de 2023. Além de afixada no Teatro Arena do campus Darcy Ribeiro, a lista com o resultado final também foi divulgada on-line, no site do Cebraspe. Nesta edição do processo seletivo, 1.663 candidatos foram selecionados entre um total de 12.890 inscritos.

>> Confira a relação dos convocados para registro acadêmico

Extremamente emocionado com a aprovação, o calouro de Ciências Políticas Guilherme Fernandes revela a expectativa com o curso e representa bem a nova campanha institucional da UnB, Futuro é Agora, que aposta em uma Universidade, sobretudo, mais inclusiva e democrática nos próximos anos. “Ver que o jovem pode ser a mudança do país me fez escolher estudar política, ainda mais no cenário atual”, expressa o jovem, que ingressou por cotas para escola pública e para pretos, pardos ou indígenas (PPI).

Com incentivo e apoio dos pais, que são ex-estudantes e professores de Biologia e Química da Universidade de Brasília, a jovem Júlia Caldas foi aprovada na primeira tentativa de ingresso. “Eu saí agora do ensino médio e me preparei muito para o PAS [Programa de Avaliação Seriada], mas acabei passando no vestibular da UnB”, conta a futura estudante de Nutrição.

Os amigos Marcos Phellype e Beatriz Ribeiro passaram juntos pelo período de preparação para o Vestibular e celebraram a aprovação. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Melhores amigos e aprovados juntos, Marcos Phellype e Beatriz Ribeiro, calouros de Língua Inglesa e Pedagogia, não contiveram o choro. “Ficamos muito frustrados por conta do ensino on-line durante a pandemia. Hoje estou muito feliz, pois sem o apoio dele eu não teria conseguido”, revela Beatriz, ingressante pelo sistema de cotas para pretos, pardos ou indígenas e de baixa renda.

“Voltei a estudar para realizar uma vontade pessoal e estou muito contente com essa nova fase”, compartilha Ricardo Colombelli, recém-aprovado em Teoria, Crítica e História da Arte (Tcha), aos 45 anos. Formado em Direito e servidor do Judiciário, ele destaca que pretende se divertir na nova jornada e que a expectativa é “pensar fora da caixa”.

Após o período de pandemia de covid-19, este é o segundo semestre em que os resultados foram divulgados de forma presencial no campus. “Estar aqui hoje é tão emocionante como teria sido celebrar minha própria aprovação”, salientou o veterano do curso de Medicina Flávio Lucas Araujo, aprovado em semestre com vigência do ensino remoto emergencial devido à pandemia. Ele integrou um empolgado grupo de recepção aos calouros nesta segunda (16).

Calouros Ana Ribeiro (esquerda), Ricardo Colombelli (centro) e Mike do Vale (direita). Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

PRÓXIMA ETAPA – O primeiro semestre letivo de 2023 terá início em 28 de março, conforme calendário acadêmico. Antes disso, os aprovados devem realizar o registro acadêmico. A etapa, que prevê o upload, na página do Cebraspe, da documentação descrita na Agenda do Calouro, vai até 19 de janeiro. Em seguida, os aprovados devem acompanhar on-line o resultado definitivo do registro.

Para o primeiro semestre deste ano, a UnB ofertou 2.158 vagas, sendo 2.118 distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina para cursos de graduação presenciais e 40 para o curso de Licenciatura em Línguas de Sinais/Brasileira/Português como Segunda Língua.

Até 18 de janeiro, estarão abertas as inscrições para Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior, com 833 vagas, para 80 cursos presenciais de graduação, nos quatro campi da UnB. Esta é a última forma de pleitear uma vaga ainda no primeiro semestre do ano. O resultado do PAS Subprograma 2020, também para ingresso em 1º/2023, deve ser divulgado no próximo dia 24 de janeiro.

Para os interessados em ingressar no 2º/2023, com início em 25 de agosto, há cinco oportunidades: o Acesso Enem UnB, o Vestibular de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), o segundo edital de Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior, o Vestibular Indígena e a seleção da Universidade Aberta do Brasil (UAB), único processo seletivo da UnB para cursos de graduação na modalidade a distância. Além destas, será divulgado no dia 5 de junho os aprovados no PAS Subprograma 2020 para entrada no segundo semestre letivo do ano.

>> Confira aqui as datas de lançamento dos editais destas seleções

*Matéria atualizada em 17/01/2023, para acréscimo de informações.