RECONHECIMENTO

Honraria foi concedida em reconhecimento à atuação humana e à eficácia no trabalho. Técnica administrativa dedicou mais de 15 anos à Universidade

Emocionada com a homenagem, Vera Simões disse estar feliz por ajudar a Universidade com o seu trabalho. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Confiável, amorosa, parceira, cuidadosa, disposta, engajada, competente e exemplar. Estes são apenas alguns dos adjetivos destacados pelos colegas da servidora da Faculdade de Tecnologia (FT) Vera Simões, durante sua homenagem com o título de Mérito Universitário, na tarde da quarta-feira (16), no auditório da Reitoria. A solenidade foi transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube.

Na plateia, familiares, amigos e colegas de profissão demonstravam orgulho pela conquista de Verinha, como carinhosamente é chamada, em seus 15 anos na UnB. A outorga do título foi proposta pela FT e aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), em setembro de 2019. A honraria é concedida a membros da comunidade que tenham se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade.

Na proposição, o ex-reitor da UnB e professor da Faculdade de Tecnologia Ivan Camargo aponta como justificativa a dedicação, o respeito e a cordialidade com que a servidora atuou junto à comunidade acadêmica. “Vera passou quatro anos no Gabinete da Reitoria e toda a enorme burocracia era gerenciada com extrema competência e responsabilidade pela equipe que ela coordenava”, pontuou o autor da homenagem.

Comitiva da homenageada foi composta pelo esposo, José Simões, os professores Francisco Freitas e Leonardo Menezes, os técnicos administrativos Evangelisto Barbosa e Wilde Pereira, e a colaboradora Fátima André. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O documento de solicitação da outorga também destaca o fundamental papel de Vera Simões nos procedimentos para adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) pelo Departamento de Engenharia Elétrica (ENE).

Além disso, a proposta salienta o espírito de equipe, a iniciativa em buscar qualificação, a presteza, a disponibilidade, a boa comunicação e a contribuição para tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e cooperativo.

“Vera é um exemplo que todos nós gostaríamos de seguir. Nesses últimos anos, todas as turmas de Engenharia Elétrica a homenagearam”, disse Ivan Camargo, orador da cerimônia de titulação.

“Até outros setores, quando precisam resolver um problema muito complicado, só têm uma solução: falar com a Vera”, contou em tom descontraído, fazendo a plateia rir e concordar.

AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO – Ao relembrar sua trajetória, Vera afirmou que, ainda na infância, aprendeu com a família, convivendo com diferentes pessoas, a respeitar a diversidade e não ter preconceitos, o que levou para sua atuação profissional.

Antes de ser aprovada na UnB, ela passou por experiências difíceis. “Eu tinha um currículo ótimo, mas não era chamada para nenhum emprego. Foi quando conheci o significado de etarismo”, contou a homenageada. “Decidi virar concurseira e fui aprovada em alguns concursos. Optei pela UnB e fui nomeada em 2008, com 45 anos”, revelou.

Ela contou que, ao chegar à Universidade, vestiu a camisa da instituição e se apaixonou. Desde então, trabalha para ser uma agente de transformação. “Na primeira reunião [de que participei], me disseram que os técnicos tinham tanta responsabilidade na formação dos estudantes quanto qualquer um dos professores. Foi uma missão dada”, disse.

A reitora Márcia Abrahão (centro) e o diretor da Faculdade de Tecnologia, Edson Silva, prestaram homenagem a Vera. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O anseio em contribuir para a trajetória dos discentes fez com que Vera também alcançasse elogios entre este público. Recentemente, um dos alunos da FT a agradeceu em seu trabalho de conclusão de curso, referindo-se a ela como "grande formadora de engenheiros do departamento".

Para a reitora Márcia Abrahão, a qualidade profissional e humana dos funcionários públicos da UnB é atestada pelo reconhecimento que Vera recebe de estudantes, professores, servidores técnicos-administrativos e familiares.

“Nessas homenagens, a Universidade de Brasília também é homenageada. É uma forma não só de reconhecer o valor dos seus servidores, mas também de mostrar para a sociedade a qualidade das pessoas que aqui trabalham”, afirmou Márcia Abrahão.

Confira a solenidade de outorga do título: