O tratamento humano e o comprometimento com o trabalho são características marcantes de Gisele Passos de Melo, servidora técnica-administrativa da Universidade de Brasília e a mais nova agraciada com Mérito Universitário da instituição. Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (26), no auditório da Reitoria, a servidora, que atua há 29 anos na UnB, recebeu, com muita emoção, a maior honraria que pode ser concedida a um servidor técnico.
De 1993, quando veio transferida da Universidade Federal de Minas Gerais, a 2016, Gisele trabalhou no Instituto de Letras. Esta foi sua única lotação na Universidade além do Gabinete da Vice-Reitoria, onde atua hoje como assessora. “Desde então, ela vem compartilhando sua experiência com a jovem equipe da Vice-Reitoria e acolhendo as demandas de toda a Universidade com a gentileza, perspicácia e habilidade que lhe são peculiares”, disse a decana de Administração, Rozana Naves, ao apresentar a homenageada.
Muito emocionada, Gisele recebeu o título e dedicou à sua mãe, Amaziles Torres Passos, falecida recentemente. “É com imenso orgulho e gratidão que recebo a mais alta homenagem da Universidade de Brasília a um servidor técnico-administrativo. Nossa vida é sempre feita de escolhas, e hoje, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, principalmente a distância dos familiares, sei que a UnB foi uma escolha acertada”, disse ela.
Foi durante o desenvolvimento de seu trabalho no Instituto de Letras que Gisele trabalhou pela primeira vez com o vice-reitor Enrique Huelva, que também a homenageou na cerimônia. “É uma enorme honra, uma sorte e satisfação gigantesca por esses 20 anos de trabalho ao lado da Gisele. A maior competência do servidor público é a que Gisele demonstra, por ter conhecimento técnico, dominar os processos, mas, acima de tudo, ter seu olhar humano, que a torna um exemplo”, elogiou.
A reitora Márcia Abrahão fez questão de destacar que a concessão do título de Mérito Universitário é a demonstração para a comunidade acadêmica e para a sociedade de que a UnB possui servidores exemplares em suas atribuições. “É uma oportunidade de a Universidade se reconhecer naquele servidor e dizer para a sociedade e para a nossa comunidade qual é o tipo de servidor que a gente reconhece como modelo”, ratificou.
Fizeram parte da comitiva de Gisele seus filhos, Renata e Rafael Passos de Melo, o doutorando em Linguística Lucas Barbosa, a amiga e servidora técnica do Instituto de Letras Lucinéia Garcia Gonçalves, a subchefe do Departamento de Letras e Tradução, Yuko Takano, e a trabalhadora terceirizada e amiga Angélica de Fátima Pereira.
Confira a cerimônia de outorga do título:
Leia também:
>> UnB inaugura exposição sobre evolução do planeta
>> Especialistas debatem saúde mental em série de rodas de conversa na UnB
>> Cepe altera resolução sobre comitê de heteroidentificação
>> Universidade avança em ranking e é considerada 26ª melhor da América Latina
>> UnB inicia parceria com Cazaquistão
>> Sueli Carneiro é a primeira mulher negra doutora honoris causa pela UnB
>> UnB terá dois prêmios de direitos humanos
>> Universidade desenvolve respirador mecânico com tecnologia de descontaminação
>> UnB dobra número de bolsas para programas de iniciação à docência
>> Projeto da UnB vence prêmio de ideias para combate à evasão escolar do Geledés