O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou, por aclamação, a indicação do matemático Edward John Hinch, professor de Mecânica dos Fluidos da Universidade de Cambridge, para receber o título de Professor Honoris Causa da UnB. Membro do Trinity College e da Royal Society, ele é considerado referência mundial em dinâmica de fluidos, tendo recebido diversas honrarias ao longo da carreira. A reunião do Consuni ocorreu na sexta-feira (1º), em formato híbrido, no Salão de Atos da Reitoria.
O professor Hinch esteve pessoalmente na Universidade de Brasília em duas ocasiões. Em abril de 1997, ministrou minicurso sobre Escoamento de Líquidos Elásticos e participou de evento científico no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada. Dez anos depois, foi convidado para o 19th International Congress of Mechanical Engineering, que aconteceu em Brasília. Hinch foi importante para a criação do doutorado em Engenharia Mecânica na UnB, especialmente pela inspiração acadêmico-científica e pela participação na produção de artigos científicos, projetos e reuniões.
Foram aprovadas, ainda, as propostas de concessão de título de Mérito Universitário ao servidor do Instituto de Geociências Antônio Mendes de Carvalho, que atua como motorista, mas destacou-se também como colaborador de diversas pesquisas coletando amostras em expedições, inclusive na Antártica; e de Professor Emérito a Argemiro Procópio Filho, que foi docente no Departamento de Sociologia, no Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais e, depois, no Instituto de Relações Internacionais da UnB.
O professor Argemiro teve atuação destacada na UnBTV, à frente de programas voltados para as grandes questões da política internacional contemporânea. “Ele é um exemplo no que tange à capacidade de produção que vai do local ao global, com articulações em âmbito mundial, com conhecimento de vários polos do sistema mundial, até os estudos sobre a questão caipira, questões no âmbito cultural e no âmbito político brasileiros”, elogiou o atual diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas.
CENTROS – Os centros multidisciplinares, ligados ao Gabinete da Reitoria (GRE), precisam submeter seus relatórios de atividades ao Consuni. Nesta última reunião, foi aprovado o relatório do Centro de Excelência em Turismo (CET) relativo ao biênio 2020-2021. O do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) foi aprovado parcialmente. Já o pedido de vista do parecer que tratava do relatório do Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais (CPAB) foi aprovado e também foi votada a recomendação de vinculação do CPAB à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a consequente desvinculação do GRE.
Leia também:
>> Desenvolvida pela UnB, Midiateca Capixaba é inaugurada no Espírito Santo
>> Projeto oferta aulas gratuitas de jiu-jitsu na Faculdade UnB Ceilândia
>> Pós-graduação stricto sensu será integrada ao Sigaa
>> Reitora é homenageada no Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
>> SBPC Jovem aposta na interatividade para atrair estudantes e famílias à ciência
>> Congresso na Unifesp debate legado de Darcy Ribeiro
>> Servidora Francisca das Chagas recebe Mérito Universitário
>> Matrículas abertas para os webminicursos da 74ª Reunião Anual da SBPC
>> UnB capacita agentes de segurança dos quatro campi
>> Publicado edital para dupla diplomação e mudança de curso
>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial