OPORTUNIDADE

Destinadas a estudantes de cursos de licenciatura da UnB, as seleções dispõem de 456 vagas

Estudantes das licenciaturas podem se inscrever no Pibid ou no PRP até 25 de setembro. Foto: Isa Lima/Secom UnB

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) dobraram o número de bolsas em relação à sua última edição. Em 2020, os programas contaram com 120 bolsas cada. Neste ano, o Pibid recebeu 216 e o PRP, 240, totalizando 456 bolsas para os estudantes.

Até o dia 25 de setembro, alunos de cursos de licenciatura da Universidade de Brasília podem se inscrever em ambos os programas. O Pibid é destinado a estudantes que tenham concluído menos de 60% do curso no semestre 1º/2022. Caso ultrapassada essa quantidade máxima de carga horária, o estudante poderá participar do PRP, que possui caráter prático e voltado para a atuação profissional efetiva.

No Pibid, serão distribuídas 270 vagas para estudantes de 15 cursos de licenciatura, divididas em 216 vagas para bolsistas e 54 para voluntários. No PRP, serão 240 vagas para bolsistas e 27 para voluntários, distribuídas em 11 cursos. Os programas têm vigência máxima de 18 meses e o valor mensal da bolsa é de R$ 400, sendo diretamente paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conta corrente indicada pelo bolsista.

PIBID – Os cursos participantes do Pibid são: Artes Visuais, Música, Biologia, Ciências Naturais, Filosofia, Física, Geografia, História, Licenciatura em Educação do Campo, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.

Como o programa é destinado a estudantes que tenham concluído no máximo 60% da carga horária do curso, até mesmo calouros podem participar da seleção. No ato da inscrição, a ser realizada a partir deste formulário, deverão ser apresentados documentos comprobatórios de vínculo acadêmico e uma carta de intenções. O participante deverá ter a disponibilidade de oito horas semanais.

Entre os objetivos do Pibid estão: contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes.

A seleção será feita a partir da avaliação da carta de intenções, que consiste em um texto produzido pelo candidato, com no máximo 3.500 caracteres com espaços; e de entrevista, a ser realizada em formato remoto conforme cronograma que ainda será divulgado.

A divulgação do resultado final será no dia 21 de outubro e o início das atividades do Pibid, no dia 1º de novembro. Para saber mais detalhes, é importante o acesso ao edital disponível neste link.

MAIS PARA O FINAL – No Programa de Residência Pedagógica, participam os cursos: Artes Visuais, Biologia, Ciências Naturais, Filosofia, Física, Geografia, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química.

Por ter como alvo estudantes de semestres mais avançados no curso, o PRP visa aprofundar a formação teórico-prática dos alunos; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos estudantes para a futura atuação profissional; e induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. A disponibilidade necessária é de no mínimo 23 horas mensais.

As instruções de inscrição e seleção são similares às do Pibid, assim como as datas de divulgação do resultado final e início das atividades, que são as mesmas. Os detalhes podem ser conferidos no edital, que consta neste link.

TIRA DÚVIDAS – No dia 22 de setembro, a Diretoria de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico das Licenciaturas (Dapli) e a Coordenação e Integração das Licenciaturas (CIL) irão promover a roda de conversa O que você precisa saber para ingressar no Pibid e na Residência Pedagógica? Relatos de estudantes egressos.

O evento será às 16h, no Anfiteatro 10 do Instituto Central de Ciências. Contará com a participação das estudantes Ana Paula Prado (Letras), Beatriz de Oliveira (História), Paula de Sá (Ciências Naturais) e Tábata Alves (Física). A conversa abordará informações pertinentes para o ingresso nos programas, além de relatos de experiências.