ESPORTE

Edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros começa neste domingo (18). Universidade conta com a maior delegação de Brasília e da competição

O time feminino de handebol da UnB é forte candidato à medalha de ouro nos JUBs 2022. Foto: Arquivo Pessoal

Principal competição universitária do país, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) reúnem, em 2022, cerca de sete mil participantes em Brasília. É o segundo ano consecutivo em que a competição acontece na capital. O Distrito Federal possui a maior delegação da competição, com cerca de 240 atletas, e a UnB está representada por 91 deles. A competição começa neste domingo (18) e segue até 25 de setembro.

São 23 modalidades coletivas em disputa, organizadas em três divisões dentro da fase classificatória. A UnB estará competindo em 16, sendo elas acadêmico, atletismo, badminton, basquete, cheerleading, FIFA, CS: GO, handebol, judô, karatê, natação, skate, taekwondo, tênis, tênis de mesa e xadrez.

Ana Caroline Lima irá disputar o seu segundo JUBs. A skatista foi campeã nas modalidades street e vertical em 2018. Foto: Arquivo pessoal

O skate é uma das modalidades com grandes chances de medalha para a UnB. Ana Caroline Lima, aluna de Pedagogia e uma das três skatistas representando a Universidade nos JUBs, diz estar tranquila em relação à competição. “Meu coração está leve. No skate a gente tenta não pensar muito no resultado. A vivência é essencial, o restante é consequência.”

Ela participou da edição 2018 e conta que o intercâmbio de experiências no esporte vale mais que qualquer premiação. “Fiquei em primeiro lugar tanto em street e na vertical, mas ter conhecido e andado de skate com outras meninas do Acre e de Roraima foi um presente bem maior”, relata Ana Caroline.

Para a skatista, o esporte radical não atrapalha em nada nos estudos, pelo contrário, “ensina a seguir firme e acreditar”. “Gosto muito do meu curso e o escolhi justamente por ter uma ligação forte com o skate e com a dimensão pedagógica que esse brinquedo traz”, relata a estudante atleta de 23 anos.

Vanessa Hack Guedes, do curso de Educação Física, é atleta do time feminino de handebol da UnB. Ela mantém os níveis de confiança altos. “Fui voluntária na edição passada. Olhando as equipes, vi que temos boas chances de ter uma colocação alta e um resultado muito bom”, avalia.

Parte do time desde 2015, Vanessa disputou todos os JUBs desde então, e afirma que este ano o time sonha grande. “A gente acha que pode conseguir um pódio. Já temos duas medalhas de prata, de 2015 e 2017, e o sonho é o ouro este ano. Estamos trabalhando para isso”, afirma Vanessa.

Vanessa Hack tem 25 anos e irá disputar o sexto JUBs da sua carreira. Atleta tem duas medalhas de prata. Foto: Arquivo Pessoal

Representante da UnB no JUBs Acadêmico, Eduardo Clemente irá apresentar um artigo falando das realidades e perspectivas dos melhores treinadores de Natação e Badminton nas categorias de desenvolvimento do Brasil.

O mestrando em Saúde Coletiva, de 34 anos, embasou o seu artigo na monografia do curso de Especialização em Treinamento de Alto Rendimento da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“O JUBs Acadêmico é uma novidade que quero experimentar. Já participei da competição como atleta de natação, na graduação, e como treinador pós-graduado. Minha expectativa é competir para ganhar”, afirma Eduardo. “Será difícil pelos excelentes trabalhos que observei nas edições passadas, porém considero o meu bem competitivo.”

Coordenador de Esporte e Lazer (CEL/Deac/DAC), Carlos Alberto Diniz se diz seguro quanto à participação dos atletas da UnB. “É a maior delegação dos últimos anos, de Brasília e da UnB também.” Ele aposta em algumas modalidades em que a UnB pode sonhar com medalhas: cheerleading, handebol feminino e judô. “Medalha vem! Resta descobrir a cor”, diverte-se.

*estagiário em Jornalismo pela Secom/UnB