RECONHECIMENTO

Docente da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária atuou na UnB de 1977 a 2013 e recebeu diversas premiações durante carreira acadêmica

Jean Kleber de Abreu Mattos entrou na UnB em 1977 e passou 36 anos na Universidade, formando novos profissionais da Agronomia. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) tem agora, na lista de seus homenageados, um professor emérito. Jean Kleber de Abreu Mattos tornou-se o primeiro docente da FAV a receber a honraria, por ter alcançado uma posição eminente em atividades universitárias.

O diretor da FAV, José Ricardo Peixoto, não escondeu a emoção durante o seu discurso na solenidade, parabenizando o amigo de longa data. “Você tem todas as qualidades de um professor emérito, por ser um profissional de altíssima qualidade, com um currículo invejável e por ser uma pessoa fantástica em todos os sentidos”, disse. José Ricardo exaltou a produção científica de Jean Kleber e destacou o tratamento dele para com os alunos.

“Você tem uma característica que nem todos têm, que é pôr a mão na massa, trabalhar junto com os alunos. O senhor Jean Kleber orientou trabalhos de conclusão de curso que são muito importantes”, relatou o orador.

A solenidade de outorga ocorreu na tarde de 24 de agosto, no auditório da reitoria. Professores, ex-alunos, amigos e familiares prestigiaram o momento histórico. “Quero agradecer a presença de todos, e um agradecimento especial ao professor José Ricardo por sua apresentação emocionada, sincera. E também quero agradecer aos membros da comitiva, escolhidos com o coração”, disse o homenageado.

Jean Kleber recebeu o título de Professor Emérito das mãos da reitora da UnB, Márcia Abrahão. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

TRAJETÓRIA – Jean Kleber nasceu em Fortaleza, Ceará, e graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 1966. Em 1993, tornou-se mestre em Fitopatologia pela UnB, após ter concluído o mestrado em Microbiologia de Solos pelo Instituto de Micologia da UFRPE em 1968. A Fundação Zoobotânica do Distrito Federal foi o ponto de partida de sua carreira, onde atuou entre 1968 e 1975, e o docente chegou a trabalhar na então recém-formada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Dois anos depois, Jean Kleber vinculou-se à Universidade de Brasília, onde dedicou-se ativamente ao campo do ensino de graduação e de pós-graduação, à extensão, à pesquisa, à produção e à divulgação do conhecimento e também ocupou cargos de gestão. Ao todo, foram 36 anos de serviços prestados à Universidade, com 223 orientações de TCCs, 43 projetos de iniciação científica e 26 dissertações de mestrado e doutorado.

Jean Kleber era uma figura reverenciada pelos alunos, tendo sido homenageado diversas vezes por formandos de Agronomia, inclusive sendo convidado para as reuniões das turmas depois da formatura. Coordenou projetos de pesquisa na área de fitopatologia, olericultura e plantas medicinais, uma de suas paixões. Foram mais de 40 artigos científicos, dois livros publicados, dezenas de artigos de divulgação científica e reportagens, além de palestras, cursos e participações em atividades de extensão.

Foi coordenador de Pós-Graduação em Ciências Agrárias na UnB de 2004 a 2006, membro do Conselho Universitário em dois mandatos, entre 2000 e 2007, e também foi membro da Câmara de Ensino de Graduação por quatro anos (1985 a 1989).

Fora da Universidade, é membro da Sociedade de Olericultura do Brasil desde 1972, na qual exerceu o cargo de tesoureiro, e também faz parte da Sociedade Brasileira de Nematologia. Recebeu o troféu Destaque Agronômico do Distrito Federal em 1986 e três menções de louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 2004, 2011 e 2013, por relevantes serviços prestados ao DF.

Após aposentar-se em 2013, Jean Kleber retornou à UnB, dessa vez como pesquisador colaborador pleno na Pós-Graduação em Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, onde trabalha atualmente.

*estagiário em Jornalismo pela Secom/UnB.