HOMENAGEM

Reconhecido por sua atuação acadêmica na América Latina, o docente passa a integrar o colegiado de homenageados com o título

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
A diretora do Ceam, Viviane Resende, a reitora Márcia Abrahão e a docente Mária Lúcia Leal participaram da cerimônia virtual de outorga do título a Nielsen de Paula Pires. Foto: Reprodução UnBTV

 

Com reconhecida trajetória internacional e três décadas dedicadas à Universidade de Brasília, o docente e cientista político Nielsen de Paula Pires é o novo emérito da casa. A outorga do título aconteceu nesta quarta-feira (18), com transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube, em cerimônia que resgatou a trajetória do professor – um dos fundadores e o primeiro diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB.

 

“Os acadêmicos da Universidade de Brasília e de outras universidades internacionais reconhecem o senhor como um cientista político de excelência; um defensor incansável da democracia e da participação social; um professor que luta pelos direitos humanos e pela educação pública de qualidade; um homem extremamente solidário e justo”, declarou a oradora da solenidade e ex-diretora do Ceam Maria Lúcia Pinto Leal.

 

A outorga do título foi aprovada na 466ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), em 31 de janeiro. O reconhecimento é concedido ao docente aposentado da instituição que tenha alcançado uma posição eminente em atividades universitárias.

 

O novo professor emérito compartilhou sua felicidade em ver reconhecido “o trabalho realizado por mais de três décadas nesta Universidade”. “Aqui desenvolvi minha vida acadêmica plena: ensinei, pesquisei, escrevi, transmiti, inovei, disseminei conhecimento, participei de várias instâncias administrativas. Foram anos de dedicação e muito trabalho. Portanto, minhas palavras hoje não são mais do que agradecimentos”, expressou Nielsen Pires. 

 

HOMENAGENS – O reconhecimento da trajetória do docente foi feito por uma comitiva de honra, composta por dois docentes da UnB e quatro ex-reitores de universidades brasileiras. 

 

“Estou muito satisfeito em tê-lo como o mais novo emérito da UnB”, externou o professor emérito da UnB David Fleischer, que atua no Instituto de Ciências Políticas (Ipol). Ele lembrou a participação do homenageado, em 1985, como chefe do antigo Departamento de Ciências Políticas e Relações Internacionais, no processo administrativo que efetivou Nielsen Pires como docente permanente da UnB.

 

O ex-reitor e professor emérito da UnB Cristovam Buarque distinguiu Nielsen como “um dos mais fortes latino-americanistas que conheço”, enfatizando sua dedicação ao continente que “ao mesmo é tão rico e tão pobre”.

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
O ex-reitor da UnB Cristovam Buarque registrou sua gratidão a Nielsen Pires por ter aceitado a missão de fundar e dirigir o Ceam nos anos 1980. Foto: Reprodução UnBTV

 

Buarque manifestou sua gratidão ao acadêmico por ter sido o primeiro a acreditar na sua proposta de estruturar a Universidade em núcleos e departamentos, tendo contribuído na formulação e na direção do Ceam. 

 

“Nielsen faz parte daqueles que acreditam na importância da educação de base e que a educação brasileira pode ser tão boa quanto as melhores do mundo. Ele acredita que o filho do mais pobre dos brasileiros tem direito e pode estudar numa escola igual ao filho do mais rico dos brasileiros. Nós temos essa afinidade em comum, além de agora estarmos juntos nessa academia de eméritos de que tanto me orgulho”, acrescentou.

 

Cofundador do Ceam e emérito da UnB, o professor José Geraldo de Sousa Júnior afirmou que Nielsen traz para o colegiado o sentido da luta registrada em sua biografia. “Como professor, como gestor e como formulador, atuou na UnB em prol de uma universidade e sociedade democratizadas. Como democrata, lutou pela reconstrução política do país pós-regime autoritário, por qual pagou o preço do exílio – primeiro no Chile, depois na Bélgica e no México, até retornar com anistia ao país. Aqui, teve um desempenho condizente com seu compromisso na luta por cidadania, democracia e por direitos humanos", elogiou.

 

O ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), professor Hélgio Trindade, relembrou a satisfação com que Nielsen foi recebido no cargo de vice-reitor pro tempore da Unila em 2013. “É um acadêmico com experiência na realidade latino-americana, ampla circulação internacional e entusiasta do projeto da Unila. Trazia em sua bagagem todas as condições para responder ao desafio, com profícua gestão de itinerário internacional e com a experiência enquanto diretor, pioneiro na missão de estudos interdisciplinares no país." 

 

As qualidades do novo emérito também foram ressaltadas pelo professor Antônio Carlos Caruso Ronca, ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). “Conheço o Nielsen há 50 anos. Ele é um homem de coragem, que por duas vezes enfrentou o exílio. É um homem de método rigoroso da análise política que faz, é um grande cientista político. Tem a capacidade de aglutinar pessoas, demonstrada nas inúmeras gestões dos departamentos da UnB”, frisou.

 

A homenagem somou o carinho de sua esposa Sara Almarza, docente aposentada do Instituto de Letras (IL) da UnB. “O Nielsen desenvolveu uma trajetória acadêmica interessante e valiosa, morando em diferentes países e ensinando em diversas universidades. Como professora desta casa, enche-me de orgulho o reconhecimento da UnB sobre o trabalho de seus colaboradores”, compartilhou Sara. 

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Título de professor emérito foi projetado durante a transmissão da solenidade. Foto: Reprodução UnBTV

  

TRAJETÓRIA – Professor adjunto na Universidade de Brasília entre 1985 e 2019, Nielsen de Paula Pires foi coordenador de Pós-Graduação em Ciência Política, além de ser um dos fundadores e ter atuado por 11 anos na direção do Ceam.

 

Em 2000, ocupou o cargo de Secretário-Geral do Conselho Latino Americano para a Paz. Em 2013, a convite do Ministério da Educação, tornou-se vice-reitor pro tempore da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), função na qual permaneceu até 2017. Em seguida, exerceu o papel de reitor da instituição de fevereiro a junho deste ano. 

 

O docente tem ampla produção acadêmica, tanto em língua portuguesa quanto em espanhola. Foi professor e coordenador nos programas de mestrado e doutorado da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), professor visitante na Universidade do Chile e pesquisador associado na Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) das Nações Unidas (ONU).

 

Com formação multidisciplinar em Ciências Humanas e Sociais, o acadêmico tem dois mestrado: um pela Stony Brook University, nos Estados Unidos, e outro pela Université de Anvers, na Bélgica. Tem estudos avançados no doutorado, também pela Stony Brook University. Graduou-se em Filosofia no Brasil e em Ciências Sociais no Chile. 

 

A professora Viviane de Melo Resende, diretora do Ceam, destacou que a formação multidisciplinar do docente anuncia sua afinidade como fundador do Centro. “O senhor tem uma brilhante carreira internacional, circulou em espaços privilegiados do conhecimento. Ao passo que deixou sua marca nas muitas universidades onde estudou e lecionou, também delas nos trouxe as vivências, os olhares, os sonhos de liberdade, os compromissos com a paz e os direitos humanos.”

 

A reitora Márcia Abrahão demonstrou sua alegria em presidir a solenidade. “É uma honra para a UnB conceder esse título. A própria qualidade da comitiva demonstra sua trajetória brilhante em diferentes países e universidades. Na UnB, foi o primeiro diretor do Ceam, um Centro que continua vivo e cada vez mais atuante, dando à Universidade essa qualidade e características de multidisciplinaridade”, salientou.

 

Assista à cerimônia de outorga de título de professor emérito a Nielsen de Paula Pires:

 

Leia também:

>> Conselho Universitário celebra recondução de reitora da Universidade de Brasília

>> Maria Lucia Pinto Leal é a mais nova professora emérita da Universidade de Brasília

>> Nova direção da Faculdade UnB Planaltina toma posse

>> Reitora Márcia Abrahão agradece à comunidade acadêmica por apoio para recondução ao cargo

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Congresso de Iniciação Científica tem edição totalmente virtual

>> UnB firma parceria com Banco do Brasil para inclusão digital de estudantes

>> 27ª edição do Boletim Coes apresenta novos dados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo

>> Maria Auxiliadora César recebe título de professora emérita

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> UnB dá início ao biênio 2020-2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

>> DPG realiza ciclo de webinários sobre Capes PrInt

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19   

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.