RECONHECIMENTO

Em sua carreira, ela foi figura importante na consolidação da Diretoria de Orçamento e atuou como diretora e assessora de diversas unidades da UnB

Ao lado do chefe de Gabinete, Paulo César Marques, a servidora aposentada Marta Emília Teixeira recebeu o Mérito Universitário das mãos da reitora Márcia Abrahão. Foto: André Gomes/Secom UnB

A servidora Marta Emília Teixeira, chamada carinhosamente de Martinha, recebeu o título de Mérito Universitário por suas contribuições para a Universidade de Brasília. A cerimônia nesta terça (6), no auditório da Reitoria, ficou marcada pela felicidade dos amigos e familiares da homenageada, que pôde presenciar um momento musical proporcionado pelo filho Paulo Henrique. “Gostaria de dizer da minha felicidade em encerrar minha carreira dessa forma tão gloriosa nessa Universidade, que me acolheu ao longo de todos esses anos e para qual busquei dar o meu melhor”, disse Marta Emília, emocionada.

Além de Paulo Henrique, mais filhos da homenageada estiveram presentes na solenidade: Luís Humberto, Wilson Alves e Raphael. “Eu fico olhando para esses meninos e fico pensando no orgulho que esses garotos estão tendo agora, assistindo à mãe, esse exemplo espetacular”, disse o orador da cerimônia, Wanderley da Silva, primo da homenageada e servidor aposentado da Procuradoria Federal junto à UnB.

“O trabalho da Marta sempre foi, dentro dessa Universidade por onde ela passou, um farol, uma lanterna, que clareia com muita significância o caminho por onde ela trilhou e que os colegas podem também trilhar”, enfatizou o orador. O irmão de Marta, Walter Antônio, fez parte da comitiva de homenagem, ao lado de colegas da homenageada.

Paulo Henrique Teixeira Borba é filho de Marta e músico há 28 anos. Na cerimônia, ele cantou a música A Paz, de Gilberto Gil. Foto: André Gomes/Secom UnB

TRAJETÓRIA – A carreira de Marta Emília no serviço público começou em 1976, na extinta Fundação Projeto Rondon. Com o fim da autarquia, em 1988, foi redistribuída para a Universidade de Brasília para atuar na então Coordenadoria de Orçamento (COR).

De 1991 até 1997, a servidora desempenhou funções de assessoria no Decanato de Administração (DAF), e, no ano seguinte, assumiu a recém-criada Diretoria de Orçamento (DOR). Em 2003, Marta foi cedida ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde dirigiu a Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento por cinco anos.

Ao retornar, em 2008, Marta Emília assumiu o cargo de assessora do DAF até 2015. Nesta época, como contou Wanderley, atuou como decana substituta em eventuais ausências de titulares. Em 2016, Marta atuou como diretora do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), justamente no período em que ocorreu a transição para Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Marta Emília é formada em Administração e tem mestrado em Gestão Econômica de Finanças Públicas. Aposentou-se em 2020. Foto: André Gomes/Secom UnB

Cumprido o papel junto ao Cebraspe, a servidora voltou à Reitoria em 2017. Serviu como Assessora Especial do Gabinete da Reitoria até a efetiva aposentadoria, em 2020.

Chefe de Gabinete da Reitoria, Paulo César Marques destacou o cuidado que Marta Emília sempre demonstrou com os colegas. “Era um cuidado com os gestores que ela assessorou, em apontar caminhos, em proteger, sem deixar ninguém fazer nada que pudesse trazer algum prejuízo, seja para a instituição, seja pessoal também”, relembrou. “A Marta não descansa enquanto não achar uma forma de viabilizar, com segurança, com proteção, com carinho, e com esse cuidado, a solução que a gente acha que precisa dar”, completou.

A reitora Márcia Abrahão relembrou histórias da época em que as duas compartilhavam o dia a dia e contou que fez de tudo para que Marta Emília continuasse na ativa durante seu segundo mandato. “Você faz muita falta, tanto profissionalmente quanto como pessoa. Eu espero que você esteja sendo feliz na sua aposentadoria, curtindo as suas plantinhas, mas quero que saiba também que na hora que você cansar lá, você tem um lugar aqui”, brincou a reitora.

*estagiário em Jornalismo pela Secom/UnB