SBPC

Atividades interativas atraíram a atenção do público que circulou pelo Centro Comunitário. Programação científica segue até sexta-feira (29)

Em exposição da plataforma Cientik, público pode explorar o interior do corpo humano em realidade virtual. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Nesta quinta-feira (28), quarto dia da programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), os visitantes que passaram pelo Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro, puderam encontrar muitas formas interativas de fazer e conhecer ciência.

Logo na entrada da ExpoT&C, um estande convida o público a conhecer a plataforma de streaming Cientik, um ecossistema educacional que atua em diversas frentes on-line e presenciais para auxiliar estudantes e professores do ensino fundamental e médio da rede pública em atividades educacionais. Após conhecer a plataforma, com conteúdos diversos produzidos em todo o Brasil, é hora de experimentar em realidade virtual, por meio de óculos com tecnologia VR, aventuras diversas, como a sensação de visitar o corpo humano ou de fazer uma travessia em grandes alturas.

Também no Centro Comunitário, o público pôde conhecer, em uma exposição sobre a urna eletrônica, a história do sistema eleitoral brasileiro por meio da realidade virtual. É possível ver como funciona o aparato votando em candidatos e partidos hipotéticos para deputado federal, deputado distrital, senador, governador e presidente.

>> Assista à experiência com óculos de realidade virtual

O produtor da exibição, Julio Cesar Olivo, jornalista do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT), acredita que trazer esse debate para um evento de ciência é essencial diante da desinformação sobre o funcionamento das urnas eletrônicas. “Com a proximidade das eleições, é bastante importante que conhecimento e informação circule entre os estudantes e a comunidade.”

Estande da Fiocruz apresenta a ciência a partir de pesquisas da Fundação e de atividades lúdicas. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também trouxe exposições para ala da SBPC Jovem. Uma delas é o jogo Passa ou Repassa: Vacine-se contra fake news, em que os jovens testam seus conhecimentos sobre vacinas e vacinação, driblando fake news relacionadas à saúde. A Fundação também apresentou a Plataforma Integrada para o Desenvolvimento de Células CAR-T (acrônimo do original em inglês Chimeric antigen receptor – ou receptor de antígeno quimérico). A parceria entre Fiocruz Ceará e UnB demonstra o potencial da técnica, que produz em laboratório células derivadas do nosso sistema de defesa para o tratamento do câncer.

A coordenadora executiva da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, Inês Sodré, lembra a importância de promover o acesso à informação sobre o assunto e o diálogo com as gerações mais jovens sobre a saúde. “No nosso estande, apresentamos o autoexame, por exemplo, para diagnóstico de câncer. Trouxemos, o jogo da vacina e o Zé Gotinha. Temos que buscar manter esses espaços de diálogo para não perdermos o legado da saúde pública”, afirma.

PREVENÇÃO DA COVID-19 – Mariana Bezerra, 19 anos, e Jéssica Lorrayne, 26,  alunas do curso de Farmácia da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), apresentaram no local uma pesquisa desenvolvida por estudantes de Enfermagem. Em um caça-palavras sobre as desigualdades, os participantes buscam termos-chave da pesquisa como raça, racismo, imunização, consequência e pandemia.

As palavras, que relacionam vacinação contra a covid-19 com gênero e raça, derivam diretamente do objetivo da pesquisa. Mariana diz que o trabalho busca “mostrar justamente informações sobre a desigualdade que ocorre na imunização. Assim,  a população jovem tem consciência da desigualdade para, cada vez mais, querer buscar informação”.

FECHAMENTO – Nessa sexta-feira (29), último dia da programação científica da 74ª Reunião da SBPC, os visitantes ainda têm a chance de conferir exposições no Instituto Central de Ciências (ICC) e os estandes da ExpoT&C no Centro Comunitário Athos Bulcão. Além disso, também é possível acompanhar o lançamento do livro Tudo que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira, que acontece no Anfiteatro 10 do ICC, às 15h30.

>> Quer ficar por dentro do que está rolando na SBPC? Acompanhe o Instagram da UnB

O melhor da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas no Brasil segue em destaque em mais de 200 atividades abertas ao público, entre conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos, exposições e sessões especiais. Atrações culturais e eventos paralelos também movimentam a Universidade. E para quem tiver curiosidade, a exposição sobre a urna eletrônica ainda seguirá aberta.

Confira simulação de voto na exposição do SindCT sobre a urna eletrônica: