APROVEITE

Maior evento científico da América Latina terá shows, performances, exposições e feira de artesanato. Programação começa neste domingo (24)

SBPC Cultural terá música, teatro, artes visuais e encontros. Apresentações ocorrem no campus Darcy Ribeiro. Arte: Secom/UnB

Programação diversificada para unir o que não se separa: ciência, cultura e arte. A partir deste domingo (24) até 30 de julho, a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) conta com atividades culturais em diferentes espaços do campus Darcy Ribeiro. A SBPC Cultural inclui entre as atrações shows, performances teatrais e circenses, lançamento de livros, exposições fotográficas e feira de artesanato.

A Orquestra Som Brasileiro Popular Contemporâneo, do Departamento de Música do Instituto de Artes (MUS/IdA), se apresenta na Sessão Solene de Abertura, no domingo (24). O projeto, organizado pelo professor e pianista Renato Vasconcellos, reúne 14 instrumentistas e uma cantora, que sobem ao palco às 18h, no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).

“A música está de braços dados com a ciência. Temos, por exemplo, a matemática e a física ao nosso lado. São cálculos para a construção dos instrumentos, as edificações sonoras, as regras que regem a nossa harmonia. A ciência ter consciência de que as artes fazem parte dela é um avanço”, analisa Vasconcellos.

O docente do IdA orgulha-se de acompanhar a SBPC desde jovem e ressalta o enorme papel da organização. “Em tempos de obscuridade e negacionismo, essa reunião será um marco. Criamos a orquestra para trazer um misto da música popular e da música erudita. Nossos professores abraçaram a causa e vamos tocar com o coração elevado”.

Professor Renato Vasconcellos abre a programação da SBPC Cultural com a Orquestra Som Brasileiro Popular Contemporâneo. Evento será domingo, às 18h, na ADUnB. Foto: Arquivo Pessoal

PROGRAMAÇÃO – A seleção dos artistas que irão se apresentar na SBPC Cultural ocorreu de três maneiras distintas: por convite da organização do evento, por seleção pública e por meio de parcerias institucionais.

Na segunda-feira (25), inicia-se a mostra audiovisual Ciência em Tela, produzida pela UnBTV. A mesa Divulgação Científica: Linguagens e Desafios começa às 18h, seguida pela apresentação de três obras:  as animações Bertha Luz – Ciência em Gotas e Mudando o Mundo, e o documentário Simbiose.  A programação será transmitida pelo canal 15 da NET e pelo site da emissora, com sessões sempre às 22h.

Visitantes da SBPC Jovem podem conferir, na terça-feira (26), às 11h30, a performance do grupo de cheerleaders da Biologia. Já na quarta (27), é a vez do duo circense Sansão e Dalila, às 11h30, no ICC Sul.

Também na quarta, Sidarta Ribeiro lança seu novo livro, Sonho Manifesto.  O encontro com o neurocientista e biólogo será na Livraria do Chiquinho, às 18h, seguido de apresentação da Trupe Elementar. À noite, a partir das 20h, no anfiteatro 9, tem o show comemorativo aos 60 anos da UnB, com apresentações do bandolinista Victor Angeleas, do grupo Samba de Folha e da banda Habacatus.

“Vou apresentar músicas premiadas de minha composição e alguns choros, com arranjos modernos e característicos da música instrumental de Brasília. Estarei acompanhado pela Larissa Humaitá, no pandeiro, e pelo contrabaixista Igor Diniz”, adianta Victor Angeleas.

>> Confira a programação da SBPC Cultural

A livraria mais conhecida da Universidade de Brasília também recebe na quinta-feira (28), às 18h, o lançamento da edição 59 da Revista Traços, que destaca os irmãos Ankomárcio e Ruiberdan, fundadores do circo Artetude.

Além de atrações culturais, a atividade inclui uma conversa sobre o projeto editorial da publicação e as ações sociais desenvolvidas pela Associação. “É o momento para colocarmos leitores, artistas e porta-vozes da cultura no mesmo espaço. A nossa função é oferecer emprego e renda por meio da cultura, os encontros são ricos para o projeto”, comenta a coordenadora de Comunicação da Traços, Rayanne Portugal.

ATRAÇÕES CONTÍNUAS – Diversas exposições estarão abertas à visitação ao longo de todos esses dias. Entre elas, a Mostra Coletiva de Artes Visuais SBPC Cultural, na Casa do Professor, na ADUnB. No subsolo da Biblioteca Central, os visitantes podem conhecer a exposição fotográfica Memória UnB: 60 anos de protagonismo, projeto da revista Darcy (Secom/UnB) em parceria com as iniciativas Comunicação nos 60 anos da UnB e UnBCast, além do Laboratório de Áudio (LabAudio) da Faculdade de Comunicação (FAC).

Já a mostra Silenciando as Armas na África ocorre no ICC Sul; e FotCiência, no ICC Norte. No corredor da entrada central do ICC Sul, ainda tem a feira de artesanato Escabau, com barracas montadas entre 9h e 20h, de 25 a 30 de julho.

>> O que você precisa saber sobre a SBPC