CONFIRA!

Margareth Dalcomo, Nilma Lino Gomes, Paulo Artaxo, Pedro Hallal e Valeska Zanello estão entre convidados da edição, que vai de 24 a 30 de julho


A Universidade de Brasília (UnB) recebe, a partir de domingo (24), a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento terá sete dias de duração e trará à UnB e à capital federal nomes relevantes da ciência. Margareth Dalcolmo, Nilma Lino Gomes, Paulo Artaxo, Pedro Hallal e Valeska Zanello são alguns dos pesquisadores convidados para a programação, que vai até o dia 30 de julho, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina. O tema do encontro será Ciência, independência e soberania nacional, uma vez que 2022 marca o bicentenário da Independência do Brasil, o centenário da Semana de Arte Moderna e as celebrações dos 60 anos da Universidade.

 

Conheça os destaques da programação:

Margareth Dalcomo atuou no combate à desinformação durante a pandemia de covid-19. Foto: Ilicciev/Fiocruz


Margareth Dalcomo

Referência em pneumologia e epidemiologia, Margareth Dalcomo é médica e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desde o início da pandemia de covid-19, a doutora em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem papel essencial na disseminação de informações de credibilidade sobre a doença e no combate a notícias falsas. Em 2020, Margareth foi eleita personalidade do ano no prêmio Globo Faz Diferença, em reconhecimento ao seu trabalho profissional e acadêmico na luta contra o coronavírus, tendo assumido o papel de porta-voz da ciência no Brasil.

 

Durante a 74ª Reunião da SBPC, é convidada da conferência A Visão da Ciência no Enfrentamento da Pandemia e o Futuro da Saúde, na segunda-feira (25), das 9h às 10h30, no anfiteatro 10 do Instituto Central de Ciências (ICC), localizado no campus Darcy Ribeiro da UnB, na Asa Norte.  

Nilma Lino Gomes é a primeira mulher negra em cargo de reitora em uma universidade pública federal. Foto: Júnior Panela

 

Nilma Lino Gomes
Pedagoga, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilma Lino Gomes é mestra em Educação pela UFMG e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra e em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 2013, assumiu a reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), sendo a primeira mulher negra do Brasil à frente de uma universidade pública federal.

Também na segunda-feira (25) a pedagoga, uma das agraciadas este ano com o prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, participará de conferência sobre a premiação no anfiteatro 13 do ICC, das 9h às 10h30.

Paulo Artaxo estará em cinco atividades da programação da SBPC. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Paulo Artaxo
Doutor em Física Atmosférica e mestre em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP), Paulo Eduardo Artaxo Neto foi professor visitante na Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) e na Universidade de Harvard (EUA). Atualmente, é professor do Departamento de Física Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) e trabalha principalmente na questão das mudanças climáticas, meio ambiente na Amazônia e poluição do ar urbana. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Artaxo recebeu em 2021 o prêmio de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional das Fundações Brasileiras Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

 

Durante o encontro da SBPC, o pesquisador estará em cinco atividades. Primeira delas, a conferência Mudanças climáticas, seus impactos no Brasil e a construção de uma sociedade sustentável ocorre na terça-feira (26), das 9h às 10h30, no anfiteatro 12 do ICC. Na sequência, ele participa da mesa-redonda Grandes projetos de cooperação internacional da ciência brasileira, das 13h às 15h30, no anfiteatro 9 do ICC.

 

Na quinta-feira (28), o professor estará no painel virtual Como intensificar parcerias científicas na América Latina, das 16h às 18h. Artaxo também é convidado, na sexta-feira (29), da conferência Os desafios na década dos oceanos e o papel da ciência e da tecnologia, das 9h às 10h30, no anfiteatro 10 do ICC. Ele encerra sua participação na SBPC com o painel O Brasil está caminhando para atingir os 17 ODS, também na sexta-feira (29), das 16h às 18h, no formato virtual.

Na imagem, Pedro Hallal em sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, em 24 de junho de 2021. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

Pedro Hallal 
É professor de Educação Física e atua nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) desde 2005. Entre 2017 e 2020, foi reitor da instituição. Participou da fundação da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências de 2008 e 2013. Hallal tem mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Ufpel e estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Na pandemia de covid-19, ganhou notoriedade nacional ao coordenar o maior estudo sobre a doença já aplicado no Brasil, o Epicovid-19. Em 2021, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha – dada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a nomes que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.


Na 74ª Reunião da SBPC, Hallal participará da conferência O Brasil está preparado para outra pandemia?, na quarta-feira (27), das 9h às 10h30, no anfiteatro 10 do ICC.

Valeska Zanello atua na área de saúde mental e em estudos de gênero. Foto: Arquivo Pessoal

 

Valeska Zanello
Graduada em Filosofia e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), Valeska Zanello é professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade e foi conselheira do Conselho Nacional de Direitos da Mulher. Sua atuação tem ênfase na área de saúde mental e gênero. Ela estará na mesa-redonda Violência Contra Mulheres em Universidades Brasileiras, na segunda-feira (25), das 16h às 18h30, no anfiteatro 8 do ICC.

 

>> Acesse a programação da SBPC por temas

 

PARTICIPE – Parte das palestras da 74ª Reunião Anual da SBPC será transmitida pela UnBTV e pelo canal no YouTube da SBPC. A expectativa dos organizadores é receber 6 mil pessoas no evento. As inscrições podem ser realizadas até o primeiro dia do encontro (24), pelo site: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/. Inscrições sem material são gratuitas, mas caso o participante deseje receber os materiais, ou ser sócio da SBPC, deverá pagar de R$ 40 a R$ 220 – confira aqui mais detalhes.

 

*Texto: Amanda Maria Aragão Meneses, Luana Gonçalves Silveira e Rafael Barbosa Quirino de Oliveira.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave