EXPOSIÇÃO

Inaugurada nesta segunda (25), no Centro Comunitário, mostra da 74ª Reunião Anual da SBPC reúne projetos de ciência de todo o país e é aberta ao público

ExpoT&C está instalada no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro da Universidade, até sábado (30).  Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Com a performance de um cachorro-robô para o público presente no Centro Comunitário Athos Bulcão do campus Darcy Ribeiro, foi aberta, nesta segunda-feira (25), a Avenida da Ciência da ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A exposição, que segue até sábado (30), reúne 40 estandes com tecnologias, produtos e serviços científicos desenvolvidos no país e uma vasta programação.

 

Durante a abertura oficial, o presidente da SBPC, Renato Janine, e o professor Ennio Candotti, diretor do Museu da Amazônia (Musa), ressaltaram a importância do evento para a sociedade e a comunidade acadêmica.

Cachorro-robô é uma das curiosidades que podem ser conferidas na ExpoT&C. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

Para Candotti, “a comunidade internacional também deveria participar das reuniões [da SBPC], pois países com características semelhantes ao Brasil agregariam conhecimento ao debate científico”.

 

REALIDADE VIRTUAL – Ao transitar pela ExpoT&C, os visitantes ouvem explicações sobre projetos científicos, interagem com experimentos e utilizam a realidade virtual para fazer passeios a ambientes relacionados às pesquisas desenvolvidas.

 

Entre os expositores está a Comissão Nacional de Energia Nuclear. No estande, localizado na Avenida da Ciência, é possível assistir a um filme 3D e entender os benefícios da produção da energia elétrica por meio da energia nuclear, além de aprender, a partir de um holograma, sobre a cadeia de beneficiamento do urânio, e conhecer, com uso de óculos de realidade virtual, o Instituto de Energia Nuclear.

 

Há ainda outros experimentos disponíveis ao público, como a produção de fármacos por meio de radiação e a lapidação do quartzo. A maior parte das pesquisas expostas também é apresentada em uma cartilha em braille.

 

Para quem gosta de desafios lógico-matemáticos, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) também está presente. A instituição, que oferece cursos de pós-graduação stricto sensu e programa de aperfeiçoamento para professores de matemática, trouxe para seu estande jogos que contribuem para o desenvolvimento do ensino e do gosto pela disciplina. A intenção é mostrar como o convívio com a matemática está no cotidiano das pessoas e nem sempre é percebido.

Atrações no campo da arte e da cultura também chamam a atenção de quem passa pela mostra. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

CORDEL DA CIÊNCIA – A cultura brasileira também está presente em projetos levados à Avenida da Ciência da ExpoT&C. Próximo ao estande do Impa, há um espaço dedicado à literatura de cordel. Lá, um projeto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) mostra que cordel e ciência têm tudo a ver, ao apresentar a estudantes do ensino médio e fundamental os cientistas brasileiros como personagens do gênero literário.

 

Para Abrão Neto, servidor do Ibict, o projeto tem um poder transformador, pois revela para crianças e adolescentes “o Brasil como um país com excelentes cientistas que, desde muito tempo, pesquisam e cooperam para o desenvolvimento da sociedade”. A programação do Ibict inclui ainda outras atividades, como oficinas de xilogravura, contação de histórias com personagens caracterizados de figuras notáveis da ciência e jogos educativos.

 

Indo em direção à ala da SBPC Jovem, também parte da programação da ExpoT&C, as opções de iniciativas para visitar são várias e abrangem todas as idades e públicos. A Agência Espacial Brasileira (AEB) conta com um estande que oferece diversão e aprendizado. Há jogos que simulam uma corrida espacial, brincadeiras de memória que apresentam todos os satélites e sondas já produzidos e lançados pelo Brasil, um jogo de perguntas e respostas que permite disputa entre duas pessoas ou dois times, e uma sala de aula que ensina a fazer foguetes de garrafa pet para serem lançados na área externa. O público pode conferir ainda um terreno que imita o planeta Marte, com robôs comandados pelos visitantes e um planetário.

Estande da AEB conta com atividades interativas, como jogo que simula uma corrida espacial. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB


Outro projeto em exposição, o Meninas.comp visa incentivar a participação de mulheres na área da tecnologia e, em especial, da computação. O projeto é desenvolvido pela UnB em parceria com escolas do Distrito Federal (DF). Atualmente, 20 instituições de ensino participam de práticas pedagógicas da iniciativa. Para a professora Roberta Oliveira, do Departamento de Ciência da Computação da UnB, “o projeto é motivo de muito orgulho e colabora para a quebra de preconceitos e o aumento do número de meninas que iniciam uma graduação na área tecnológica ao saírem do ensino médio”.

 

Como exemplo dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas estudantes envolvidas no projeto, o Mundo Bit Byte, jogo em fase de teste, apresenta aos jogadores as mulheres que fizeram história na computação. Para os interessados em fazer o teste, o jogo está disponível nas lojas virtuais de aplicativos.

 

URNA NA HISTÓRIA – No Centro Comunitário da UnB, encontra-se também uma exposição de urnas eletrônicas, com cinco exemplares do equipamento: a primeira, criada em 1996; os modelos históricos de 1998, 2000, 2015; e a atual de 2020. A mostra é promovida pelo Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT). Os visitantes participam de uma votação simulada para cargos eletivos e fazem um passeio virtual pelo Museu do Voto, que fica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

>> Quer ficar por dentro do que está rolando na SBPC? Acompanhe o Instagram da UnB

 

PARTICIPE – A programação da SBPC, maior evento científico da América Latina, segue até sábado (30), com atividades on-line, transmitidas ao vivo pelos canais no YouTube da UnBTV e da SBPC, e presenciais, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia (FCE), Gama (FGA) e Planaltina (FUP). O melhor da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas no Brasil estará em destaque em mais de 200 atividades abertas ao público, entre conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos, exposições e sessões especiais. Atrações culturais e eventos paralelos também movimentam a Universidade.

 

>> Confira a programação por grandes temas

 

Com atividades até sábado (30), a ExpoT&C encerra-se com o Dia da Família na Ciência, uma proposta lúdica destinada à integração de estudantes e familiares com as experiências científicas.

 

Leia também:

>> Sessão analisa lutas históricas e atuais da UnB

>> Ciência Política e Odontologia da UnB destacam-se em ranking global

>> Primeiro dia da SBPC destaca o papel da ciência no enfrentamento de doenças

>> Financiamento da ciência e defesa da democracia são destaques de abertura oficial

>> Na Trilha da Ciência: um guia pela UnB durante a SBPC

>> Cultura e arte para celebrar o progresso da ciência e da educação pública na SBPC

>> Sexagenário da UnB ganha destaque na 74ª Reunião Anual da SBPC

>> 74ª Reunião Anual da SBPC traz à UnB nomes de destaque da ciência

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.