BALANÇO

Assunto esteve em destaque em conferência e exposições. Ciência desenvolvida no Brasil e bicentenário da Independência também estiveram em pauta

Paulo Artaxo comentou, durante conferência, sobre os cuidados que devemos ter para evitar o agrave no aumento da temperatura do planeta. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Atividades ligadas aos temas de meio ambiente, ciência e a Independência brasileira foram destaque na programação do segundo dia da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta terça-feira (25).

Logo no período da manhã, o Anfiteatro 12 do Instituto Central de Ciências (ICC) Sul, no campus Darcy Ribeiro, recebeu, em capacidade máxima, o vice-presidente da SBPC e professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo. O docente ministrou uma conferência sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. O tom da conversa foi de alerta para o que pode acontecer caso os compromissos do Acordo Climático de Paris não sejam cumpridos. Também foram discutidas ações para evitar que o aquecimento global seja agravado.

>> Confira matéria da UnBTV sobre a conferência

O Ponto UFMG é um museu itinerante que aproxima a ciência do público de forma interativa. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O palestrante abordou ainda o desmatamento da Amazônia e as consequências da não proteção da floresta. “É importante a gente perceber que tem uma série de riscos climáticos que envolvem não só o crime [de desmatamento], mas também a biodiversidade do nosso planeta, a estrutura da nossa sociedade e o nosso sistema socioeconômico”, explicou Paulo Artaxo.

No ICC Norte, outras atividades trouxeram à tona a questão ambiental. Ao seguir a Trilha da Ciência pelo fim do edifício, o visitante da SBPC se deparou com o Museu Itinerante Ponto UFMG. Trata-se de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que promove uma exposição interativa itinerante, dentro de um caminho, com cinco ambientes: Sala das Energias Naturais, Sala da Floresta, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala da Consciência. De forma tecnológica e lúdica, com uso de projeções e vídeos tridimensionais, a intenção é discutir a relação do homem com a natureza.

A poucos passos do museu foi montada uma exposição do Rebimar, iniciativa que busca auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha. O projeto da ONG Mar Brasil tem apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Petrobras e outras instituições. Na exposição, é possível ver espécimes da vida marinha como tubarão e arraia, além de pequenos peixes em um microscópio.

O projeto Rebimar protege a costa do litoral do Paraná e auxilia comunidades pesqueiras que doam carcaças de animais para estudos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

INTERESSE NA CIÊNCIA – Quem caminhou até o Centro Comunitário Athos Bulcão viu uma grande concentração de estandes e eventos. Na ExpoT&C, atividades sobre assuntos variados no campo da ciência atraía o público de todas as idades.

As estudantes de ensino médio Paola Fava, de São Gabriel do Oeste (MS), e Leslen Albino, de Figueirão (MS), de 16 e 17 anos, visitaram pela primeira vez a capital federal para participar da SBPC. Alunas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica no Ensino Médio (Pibic-EM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), elas ficaram honradas em auxiliar em um dos stands que exibiu um projeto de arqueologia.

“Eu estudei sempre em escola pública e eventos assim são facilitadores para o nosso acesso, principalmente para os jovens. É muito difícil a gente ter contato com a ciência no dia a dia” explicou Paola.

Da esquerda para a direita: Leslen Albino e Paola Fava querem seguir na área científica quando ingressarem no ensino superior. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Já para Leslen, estar na SBPC “é muito legal, pois vamos levar de volta para escola toda essa experiência, trazendo o interesse dos nossos colegas para o meio científico e difundindo a ciência para todos”.

INDEPENDÊNCIA – No período da tarde, a mesa-redonda A historiografia e as independências do Brasil reuniu, no Anfiteatro 10 do ICC, alguns dos principais historiadores brasileiros para discutir o bicentenário da Independência brasileira e a importância do ensino de história nas escolas.

A conversa foi realizada pelos professores Valdei Lopes de Araújo, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Magda Maria de Oliveira Ricci, da Universidade Federal do Paraná (UFPA); Cristina Meneguello, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Andrea Slemian, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

>> Quer ficar por dentro do que está rolando na SBPC? Acompanhe o Instagram da UnB

PARTICIPE – A programação da SBPC, maior evento científico da América Latina, segue até sábado (30), com atividades on-line, transmitidas ao vivo pelos canais no YouTube da UnBTV e da SBPC, e presenciais, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia (FCE), Gama (FGA) e Planaltina (FUP). O melhor da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas no Brasil estará em destaque em mais de 200 atividades abertas ao público, entre conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos, exposições e sessões especiais. Atrações culturais e eventos paralelos também movimentam a Universidade.

>> Confira a programação por grandes temas