EXCELÊNCIA

Onze graduações conquistaram excelência, com classificação máxima, nesta edição. Mais de 80% dos melhores cursos do Brasil são de instituições públicas

Cursos dos quatro campi da UnB – Darcy Ribeiro (foto), Gama, Planaltina e Ceilândia – estão entre os melhores do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2022. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB


A Universidade de Brasília (UnB) tem 78 cursos de graduação estrelados na avaliação do Guia da Faculdade 2022 — publicação feita pela Quero Educação e pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão. Onze conquistaram a excelência com nota cinco, a máxima; e 53 receberam quatro estrelas, sendo considerados muito bons. Esta edição analisou 17 mil graduações. Entre os melhores classificados, 81% são de instituições públicas.

Na UnB, as graduações em Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia Elétrica, Filosofia (bacharelado e licenciatura), História, Pedagogia, Turismo e Ciências Naturais ocupam o lugar de mais bem avaliadas pelo guia, com cinco estrelas. Na modalidade ensino a distância (EaD), Artes Visuais e Geografia receberam quatro estrelas; e Letras, três.

Os quatro campi da Universidade (Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia) tiveram cursos entre os melhores do Brasil, de acordo com o Guia da Faculdade 2022, lançado em 4 de novembro. O ranking é realizado por meio da metodologia de “avaliação por pares”, em que professores universitários são convidados a classificar os cursos de graduação – com três, quatro ou cinco estrelas.

A equipe do guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de coordenadores e professores de ensino superior cadastrados como colaboradores voluntários. “Para participar do ranking, os coordenadores dos cursos devem responder à avaliação. Devido a isso, não são todas as graduações da Universidade que constam na publicação”, explica a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB, Denise Imbroisi.

Este ano, mais de 10 mil docentes participaram da iniciativa. São considerados os critérios projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. O guia deu nota máxima a 637 graduações de 76 instituições públicas, um crescimento de 25% em comparação à edição de 2021.

 

Leia também:

>> UnB terá fórum sobre inserção curricular da extensão

>> Placa em homenagem a Fausto Alvim é inaugurada no campus Darcy Ribeiro

>> Novos técnicos tomam posse na UnB

>> Henrique Malvar recebe título de Doutor Honoris Causa

>> UnB e empresa chinesa de biotecnologia iniciam parceria

>> Divulgado o resultado do Prêmio UnB de Pós-Graduação

>> Centenário de Darcy Ribeiro reúne familiares e amigos para compartilhar histórias

>> UnB cria prêmio de inovação

>> UnB é a terceira melhor federal em Administração e Economia

>> Programação de boas-vindas movimenta campi da UnB

>> UnB celebra o centenário de Darcy Ribeiro

>> Editora UnB leva mais de 2 mil títulos à Bienal Internacional do Livro de Brasília

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.