Na tarde da última quinta-feira (26), o professor e vice-reitor da Universidade de Brasília, Enrique Huelva, foi agraciado com o mérito de Guardião da Fraterna Integração Brasil – China, na Cerimônia Solene Mérito Sino-Brasileiro.
O evento aconteceu na Câmara dos Deputados em celebração ao ano novo chinês, que configura a mudança de ano com base no calendário de fases da lua. Para essa tradição, o ano começou em 22 de janeiro.
Tendo acontecido pela primeira vez há 20 anos, a Cerimônia Mérito Sino-Brasileiro conta com a tradicional entrega de honrarias em parceria com entidades públicas e privadas, simbolizando a amizade entre Brasil e China. O objetivo é fortalecer laços entre as nações.
O vice-reitor observa que as relações científicas entre instituições brasileiras e chinesas vêm crescendo de forma significativa na última década. “A nossa relação com a China tem adquirido importância substancial no desenvolvimento tecnológico e científico. Essa homenagem reconhece o valor que a ciência, o desenvolvimento tecnológico, a educação, a cultura e as artes possuem na relação entre os países e para o progresso pacífico no mundo globalizado.”
Enrique Huelva é o atual diretor do Instituto Confúcio, unidade ligada à Universidade que possui como objetivo a divulgação da língua e da cultura chinesa. Ele destaca que o instituto é porta de entrada para a relação cientifica entre a UnB e instituições chinesas.
Leia também:
>> Administração Superior conversa com servidores da Biblioteca Central
>> UnB e Agence Universitaire de Francophonie estudam parceria
>> Programas de assistência estudantil da UnB estão com inscrições abertas
>> Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora-geral do Arquivo Nacional
>> Estudantes da UnB e de instituição da Dinamarca buscam soluções sustentáveis para Brasília
>> UnB sedia INCT com foco em mulheres pesquisadoras
>> Reitora ouve demandas do Instituto de Ciências Exatas
>> Calouros comemoram aprovação no PAS